Dramaturgia

Abertas as inscrições para o projeto gratuito "Brasis por escrever"

Iniciativa selecionará seis pessoas das regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte para um laboratório voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias sobre a realidade brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
diOs cariocas Diogo Liberano e Cecilia Ripoll
diOs cariocas Diogo Liberano e Cecilia Ripoll (diretores cariocas Cecilia Ripoll e Diogo Liberano)

Rio de Janeiro - Como um texto teatral pode se relacionar com a história recente do Brasil? Como uma dramaturgia pode responder aos acontecimentos públicos da vida social em cidades brasileiras? Essas são algumas questões que guiam o projeto gratuito "Brasis por escrever", criado pelos autores e diretores cariocas Cecilia Ripoll e Diogo Liberano na busca por encontros e trocas com autores de outras partes do Brasil.

Com inscrições abertas até 24 de novembro, o projeto reunirá os orientadores com seis participantes para encontros semanais durante seis meses, nos quais serão realizados estudos e criações de novas dramaturgias. Serão selecionadas: uma pessoa nascida e residente na região Centro-Oeste do Brasil; duas na região Nordeste; duas na região Norte; e uma nascida e residente na região Sul. O projeto não oferecerá vagas para pessoas nascidas e residentes na Região Sudeste do Brasil, tendo em vista ser a região de origem dos criadores do projeto. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.p-l-a-t-o.com e os selecionados serão divulgados no dia 9 de dezembro.

A cada semana, será realizado um encontro com duração de três horas por meio da plataforma Zoom. Dando ênfase à escrita de dramaturgias que, de modos diversos, possam abordar algum aspecto da realidade brasileira, o projeto prevê estudos relativos não apenas às inúmeras questões do Brasil contemporâneo como também às experimentações cênicas e dramatúrgicas feitas hoje em dia.

O processo seletivo será feito por Cecilia Ripoll e Diogo Liberano a partir da avaliação das fichas de inscrição, um texto de no máximo duas páginas e a respectiva documentação solicitada. "Brasis por escrever" fará seu primeiro encontro no dia 16 de dezembro de 2020, retomando as atividades em janeiro e seguindo até junho de 2021, com um encontro por semana, totalizando 24 encontros. No total, serão mais de 70 horas de trabalho em grupo, fora conversas e encontros entre cada participante e os orientadores.

Para além de um grupo de estudos, o "Brasis por escrever" deseja ser um laboratório intensivo voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias. Por toda a duração do projeto, os autores serão lidos e comentados pelos outros participantes e pela dupla de orientadores, apostando na troca coletiva como um ingrediente primordial para a composição de textos tão diversos como as questões que afligem o país.

"Brasis por escrever", uma realização do Platô – Pesquisa e Produção, projeto pedagógico de Diogo Liberano iniciado em março de 2020, nasce movido pelo desejo de futuras edições. Outro desejo deste projeto é, por meio de parcerias, realizar a publicação em livro das dramaturgias criadas bem como encenações teatrais dos textos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.