Pandemia

Doações ajudam Governo do Estado a combater a Covid-19

Doações são provenientes de empresas, pessoas físicas, instituições, órgãos e associações, entre máscaras, álcool gel, protetores faciais, cilindros, óculos de proteção, entre outros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Maranhão tem recebido equipamentos de proteção individual e outros, por meio de doações de terceiros
Maranhão tem recebido equipamentos de proteção individual e outros, por meio de doações de terceiros (EPIs)

São Luís - Desde o início da pandemia de Covid-19, o governo estadual tem recebido a ajuda de pessoas físicas, empresas e instituições, que doam, principalmente, materiais distribuídos para a rede hospitalar de saúde. Caixas de álcool gel, máscaras, luvas, papel toalha, sacos de lixo, aventais, detergente, óculos de proteção, protetores faciais, camas, cilindros e bebedouro estão entre os itens entregues, a partir do dia 19 de março. Só em máscaras, o governo já recebeu quase 1 milhão de unidades.

Empresas como Vale, Equatorial Energia, FC Oliveira, Suzano e Aço Verde do Brasil estão entre os doadores. As doações também foram feitas por associações, a exemplo da Associação dos Magistrados do Maranhão, que já no mês de março doou 80 caixas de luvas de procedimentos, 5.100 unidades de máscaras e mil unidades de óculos de proteção. A Associação dos Defensores Públicos do Maranhão doou, também em março, mais de mil unidades de máscaras.

No mês de abril, uma das primeiras doações da Vale foi 480 galões de álcool líquido 70%. A FC Oliveira, por sua vez, doou 100 caixas de álcool em gel 65%, 1850 unidades de álcool líquido 70% e 1800 caixas de álcool 70% hidratado. O Ministério da Saúde também fez doações: foram 55 unidades de respirador pulmonar, entregues ao governo estadual no mês de junho.

Casos
Todo o material entregue vem sendo empregado para reduzir os casos de coronavírus em todo o Maranhão. Conforme o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Maranhão já atingiu a marca dos 185 mil infectados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia. Já o número de mortes registradas pela doença chega a 4.024. Só na última quarta-feira, a Secretaria registrou 332 novos casos e 10 óbitos pela Covid-19. Dos novos casos registrados, 25 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 50 em Imperatriz e 257 nos demais municípios do estado.

As mortes pela doença foram registradas nas cidades de Caxias (1), Chapadinha (1), Estreito (1), Gonçalves Dias (1), Grajaú (1), Imperatriz (1), Jenipapo dos Vieiras (1), Santo Antônio dos Lopes (1), Pindaré-Mirim (1) e Timon (1). De acordo com a Secretaria de Saúde, dois dos dez óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

O estado já registra 177.494 recuperados da doença. O Maranhão tem, agora, 3.482 pacientes em tratamento, 3.214 estão em isolamento domiciliar, 162 internados em enfermarias e 106 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o início da pandemia, 3.586 profissionais da saúde foram infectados pela Covid-19 e deste número, 3.503 se recuperaram e 66 morreram. No Maranhão, já foram realizados 420.388 testes para a doença, e deste, 322.599 foram descartados. Além disso, o estado possui 4.313 casos sob suspeita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.