Saúde

Câncer de boca é silencioso e reforça a importância de visitas regulares ao dentista

Confira os principais fatores de risco que potencializam o desenvolvimento da doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
É importante ficar alerta a alguns sinais, como dor, dificuldade na alimentação, mau hálito, manchas, feridas e inchaços na região da boca
É importante ficar alerta a alguns sinais, como dor, dificuldade na alimentação, mau hálito, manchas, feridas e inchaços na região da boca (dentista)

SÃO PAULO - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é o 5° tipo de tumor maligno mais comum entre homens brasileiros. É importante ficar alerta a alguns sinais, como dor, dificuldade na alimentação, mau hálito, manchas, feridas e inchaços na região da boca. "Na fase inicial, o câncer de boca não provoca sintomas, fazendo com que a maioria dos casos sejam identificados em estágios avançados", explica o Dr. Leandro Toyoji Kawata, cirurgião dentista estomatologista do CEJAM.

Por isso, o dentista recomenda que a população mantenha as consultas periódicas nas UBS. "Se o cirurgião dentista observar alguma lesão na boca, o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas para consulta com o especialista", pontua.

Evitar o tabagismo, bebidas alcoólicas e exposição solar dos lábios, além de ter cuidados para não se infectar pelo vírus HPV, auxiliam na prevenção da doença. "Estudos indicam que há uma relação entre o HPV e o câncer de orofaringe, região posterior da boca", contextualiza.

Em 2019, foram realizados mais de 114 mil atendimentos e 372 mil procedimentos odontológicos nos consultórios das Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) gerenciados pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM) nos distritos do Jardim Ângela e Capão Redondo, na zona sul de São Paulo.

Prevenção é o caminho

A prevenção é a forma mais simples para evitar problemas bucais. "Ter uma boa higiene bucal, implica em uma técnica de escovação correta pelo menos 3 vezes ao dia, com a utilização de escovas adequadas para cada tipo de boca", orienta Francis Tsurumaki, Supervisor de Saúde Bucal do CEJAM.

Confira algumas dicas importantes:

• Visite regularmente o Cirurgião Dentista;

• Escove os dentes e uso o fio dental após cada refeição;

• Tenha uma alimentação saudável;

• Evite ingerir alimentos açucarados a todo momento;

• Troque a escova de dente a cada 3 meses ou quando as cerdas deformarem;

• Realize o autoexame bucal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.