Luto na música

Morre o compositor maranhense Chico da Ladeira, autor de "Haja Deus"

Autor de grandes sambas-enredo , compositor tinha 72 anos e sofreu falência múltipla dos órgãos; velório acontece na sede da Flor do Samba

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Chico da Ladeira faleceu aos 72 anos de idade
Chico da Ladeira faleceu aos 72 anos de idade (chico da ladeira)

SÃO LUÍS- Compositor de músicas importantes do cancioneiro maranhense o compositor Chico Ladeira, faleceu na madrugada deste sábado (24). Ele estava internado há duas semanas com complicações na sua saúde e a causa morte foi falência múltipla dos órgãos. O enterro será no fim da tarde no Cemitério do Gavião, na Madre Deus e o velório está acontecendo na sede da Flor do Samba, sua escola de coração.

Chico da Ladeira era hipertenso, tinha diabetes e outros problemas de saúde. Segundo Luis Cesar Maia, presidente da Flor do Samba, os problemas de saúde estavam se agravando desde o ano passado, ele vinha de diversas internações recentes. ´" Ele é o principal compositor do carnaval do Maranhão, fez diversas músicas além do samba, fez toadas de bois e deixa um legado muito grande. É uma perda irreparável para a Flor do Samba, para o Carnaval e para a cultura, ele é um poeta popular".

Para a Flor do Samba, Chico da Ladeira compôs sambas eternizados como "Haja Deus", uma parceria com Augusto Tampinha. O samba, composto em 1979, consagrou a escola como campeã e se tornou um hino do carnaval maranhense.Ele compôs ainda Circo, Poeta da Ilusão e samba em homenagem a Alcione Nazaré. "Ele deixa uma contribuição para a cultura popular, ele era um poeta. Ele pediu para ser velado na Flor do Samba, sua escola de coração. Quando ele se casou, a recepção foi na Flor do Samba. A flor estava dentro do coração dele e nada mais do que justo que a saída dele para a vida eterna tinha que ser daqui", disse Luis Cesar Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.