oportunidade

Inscrições abertas para propostas de oficinas no Centro Cultural Vale Maranhão

Interessados podem se inscrever no site da instituição até o mês de dezembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Uma das oficinas realizadas no CCVM
Uma das oficinas realizadas no CCVM (oficina tambor de crioula)

São Luís - O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) abre este mês chamada para seleção de propostas de Oficinas 2021. Podem se inscrever artistas, professores, pesquisadores e profissionais da cultura que tenham interesse em ministrar oficinas durante o ano de 2021 na sede e/ou nas redes virtuais do CCVM. As propostas deverão ser enviadas até dia 23 de dezembro de 2020. A minuta da Chamada e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis no site do CCVM: https://ccv-ma.org.br/editais/
Podem ser apresentadas propostas de oficinas teóricas e práticas, com prioridade àquelas que de alguma forma contribuam para a instrumentalização conceitual e profissional dos participantes. Ou seja, caso o proponente identifique alguma lacuna educacional em seu meio, ou coisas que podem ser úteis para outras pessoas, dentro do campo da cultura, ele poderá propor uma oficina para compartilhar seus conhecimentos. Podem ser apresentadas oficinas em formato virtual, que serão realizadas nas plataformas: zoom, youtube, instagram, facebook, etc, com padrões de produção audiovisual do CCVM.
A chamada receberá propostas de diversas linguagens: música, dança, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, artesanato, comunicação, história, moda, são algumas das linguagens. Todas as propostas passarão a integrar o banco de dados do CCVM, podendo ser selecionadas, posteriormente, de modo a compor a programação, junto às outras atividades oferecidas gratuitamente pelo CCVM, como exposições, eventos e espetáculos.
O CCVM fará a primeira seleção das propostas enviadas até o dia 31 de janeiro de 2021, e entrará em contato com os grupos para verificação de viabilidade de execução e, posteriormente, para novas convocações a qualquer tempo.
“Queremos saber o que artistas, artífices, professores e fazedores de cultura estão pensando no campo educacional. A chamada funciona como um mapeamento. A partilha de conhecimentos é fundamental para a criação de novas perspectivas do fazer cultural. Conscientes de que conceito e prática são bases para um pensamento livre, esperamos receber oficinas que proponham novos tipos de experiência e abordagens das diversas linguagens possíveis.”, diz Gabriel Gutierrez, gestor e coordenador artístico do CCVM.

Público
Desde 2017, o CCVM promove oficinas e cursos gratuitos nas diversas áreas do conhecimento. Já foram realizadas cerca de 180 oficinas/cursos, como de animação, estamparia em tecidos, stickers, história em quadrinhos, comunicação comunitária, xadrez, confecção de máscaras, costura manual, entre outros. Toda a programação é gratuita e pensada para atender a um público diverso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.