Saúde

Pets: fique atento à saúde bucal de cães e gatos

O cuidado com a higiene bucal pode evitar diversas doenças; confira quatro dicas que vão ajudar você a proteger o seu melhor amigo a ter uma vida mais saudável

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O cuidado com a higiene bucal é essencial para evitar uma série de doenças
O cuidado com a higiene bucal é essencial para evitar uma série de doenças (pets)

SÃO LUÍS- O cuidado com a higiene bucal é essencial para evitar uma série de doenças, todo mundo sabe disso. Mas esse ato também deve ser observado nos bichinhos de estimação. Assim como nós, os animais devem ter seus dentes escovados periodicamente, pois a falta de escovação e higiene bucal pode causar problemas sérios.

As bactérias que se formam na boca podem migrar para outras partes do organismo ocasionando doenças no fígado, rins, meninges, articulações e outras doenças. “A escovação diária previne o acúmulo de placa bacteriana, que se forma diariamente. Caso não seja removida, ela gruda nos dentes e vira tártaro, que prejudica gengivas e dentes. Além disso, há risco das bactérias caírem na corrente sanguínea e contaminarem órgãos vitais como coração, rins e fígado, provocando doenças e comprometendo a saúde dos pets", explica a médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina.

É necessário ficar atento também à doença periodontal, um problema frequente e que acomete 80% dos pets. A doença é caracterizada inicialmente pela inflamação da gengiva, levando posteriormente à perda dentária e óssea. “As raças pequenas são mais predispostas a apresentarem a doença: yorkshire, shih tzu, maltês, lhasa-apso, poodle, spitz e pug”, alerta a especialista.

Apesar de ser algo comum nos cães, o mau hálito pode ser sinal de problemas de saúde. Outros sinais que devem deixar os donos em alerta são a presença de caroços ou inchaços na boca do cão, dificuldade para mastigar, pequenos sangramentos ao se alimentar, perda de dentes e mastigação em apenas um lado da boca. “Ao observar algum destes sintomas, ou qualquer alteração de comportamento na rotina de seu cão, procure um médico veterinário”, orienta.

Para evitar qualquer tipo de doença, a prevenção é sempre a melhor noção. Pensando nisso, listamos com ajudar médica veterinária, Rayule Cristina, quatro dicas para deixar a boca do seu pet livre de qualquer problema. Confira:

Tenha os produtos corretos
“Muitos acreditam que improvisar pode ajudar a resolver o problema. Mas o fato é que quanto mais trabalho você tiver, pior será. Ou seja, busque sempre facilitar o processo com produtos específicos para a pets”, destaca Rayule Cristina. Além do mais, o creme dental exclusivo para cães pode ser engolido. Dessa forma, não há o risco de problemas. Afinal, o cão irá engolir o creme, queira você ou não.

Assim como uma boa pasta de dente canina, a especialista recomenda o uso da escova dental indicada para cachorros. “Há quem prefira usar uma escova destinada para humanos. Entretanto, elas podem não ser úteis na boca de um animal, já que são desenhadas para dentes mais retos e grossos, como o dos humanos. Outro ponto negativo de usar uma escova de dentes convencional, é a possibilidade dela quebrar com as mordidas do animal”, alerta.

Acostume seu pet desde filhote

Uma das dicas mais valiosas para quem está tentando entender como manter a higiene bucal do cão, é: acostume o seu animal desde filhote. “Ao longo da vida o animal acaba por adquirir vários costumes, seja ensinado pelos donos ou não. Assim, ensinar o seu pet desde filhote a se acostumar com a escovação bucal é uma excelente forma de mantê-lo saudável por mais tempo”, indica a especialista.

Cuidado com a alimentação

A alimentação é outro fator chave na hora da higiene bucal de cães e gatos. Além de fornecer uma ração equilibrada com croquetes em tamanho adequado e de qualidade, o dono deve ficar de olho nos petiscos. “As chamadas fugas alimentares, quando o pet ingere um alimento inadequado, são a principal razão para o surgimento de placas bacterianas e de tártaro. O ideal é utilizar somente petiscos desenvolvidos exclusivamente para esses animais”, lembra a médica veterinária.

Procure um dentista canino

Mesmo que a escovação seja realizada em casa, é indispensável o acompanhamento de um especialista. “Em petshops, há médicos veterinários especialistas na saúde bucal dos cães. É indicado que o pet passe por um exame dentário de rotina pelo menos uma vez ao ano. Para os animais que já possuem doenças crônicas como cardiopatias ou doença renal a limpeza é indispensável para evitar infecções que podem agravar o quadro do animal”, pontua a veterinária. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.