Financiamento estudantil

Fies: inscrições para vagas remanescentes vão reabrir

A partir do dia 26 poderão se inscrever tanto os candidatos não matriculados em instituições de educação superior, como também aqueles que já possuem matrícula

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares do Fies
As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares do Fies (Fies)

BRASÍLIA - O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) divulgou os novos prazos de inscrições para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao 2º semestre de 2020. As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares do Fies.

O cronograma consta em edital publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira,13,: a partir do dia 26 de outubro, poderão se inscrever tanto os candidatos não matriculados em instituição de educação superior, como também aqueles já matriculados, mas que buscam uma oportunidade para financiar a continuidade dos estudos.

Nos dois primeiros dias, ou seja, de 7h do dia 26 até as 23h59 do dia 27 de outubro, a oferta será exclusiva para os cursos de áreas do conhecimento prioritárias, como os cursos de Saúde, Engenharias, Licenciaturas e Ciência da Computação.

Para os candidatos não matriculados em instituição de educação superior, as inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 03 de novembro. E, para quem já está matriculado no curso, turno e instituição para a qual deseja se inscrever para tentar o financiamento, o prazo termina às 23h59 do dia 27 de novembro. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela página do Fies.

Devido à elevada procura por inscrição para as vagas remanescentes do Fies, o MEC decidiu, quarta-feira (7), prorrogar o cronograma do processo de ocupação de vagas remanescentes, sem prejuízo para os candidatos que conseguiram concluir suas inscrições nos dias 6 e 7 de outubro.

Adiamento
O governo adiou para 2022 a exigência que participantes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) obtenham nota mínima de 400 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para participação nos processos seletivos. Anteriormente, a medida passaria a valer a partir de 2021.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e altera a resolução de dezembro de 2019. Na prática, isso significa que, para o próximo ano, as regras não mudam: estudantes não podem zerar a prova de redação, além da necessidade de alcançar uma média aritmética das provas igual ou superior a 450 pontos. Já em 2022, será exigido que a nota da redação seja superior a 400 pontos e uma média aritmética das provas igual ou superior a 450 pontos.

O Fies é um programa do governo federal que oferece o financiamento de cursos de graduação em instituições particulares de ensino superior. Para participar do Fies, candidatos devem ter renda familiar per capita de 1 a 3 salários mínimos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.