Covid-19

Vírus está tendo mais dificuldade de se espalhar, diz infectologista

De acordo com o infectologista Antônio Augusto Silva, professor da Universidade Federal do Maranhão, o problema é que a imunidade contra o coronavírus não é permanente, e vai cair com o tempo

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(coronavírus)

São Luís - A taxa de transmissão do coronavírus no Maranhão está baixa, apesar das aglomerações e do desrespeito às normas sanitárias, mesmo entre a população jovem. Pelos dados do inquérito sorológico, pelo menos 40% das pessoas já foram contaminadas e o vírus está tendo mais dificuldade para se espalhar.

“Neste momento, a probabilidade de uma segunda onda é baixa. O problema é que a imunidade contra o coronavírus não é permanente, e vai cair com o tempo. E a medida em que mais pessoas voltem a ficar suscetíveis, o risco de uma segunda onda vai aumentando. Entretanto, não sabemos qual o tempo de duração da imunidade. Assim, fica muito difícil fazer qualquer previsão. Por, isso o respeito às normas sanitárias é essencial”, frisou o infectologista Antônio Augusto Silva, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Apesar disso, os dados do Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Maranhão mostram que o maior número de casos da doença relaciona-se a pessoas jovens, na faixa etária de 30 e 39 anos. O mais recente relatório, divulgado na noite da última segunda-feira (12), aponta 37.468 pessoas acometidas da doença dentro dessa faixa etária, em todo o estado. A explicação pode estar relacionada a mudança de comportamento nas últimas semanas, com o aumento das aglomerações e o desrespeito aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Pacientes com idades de 20 a 29 anos somam 28.867 casos de coronavírus, conforme o boletim fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde. Grande parcela da população ainda mais jovem também soma um número alto, 4.885 crianças com idades de 0 a 9 anos estiveram com coronavírus e 13.084 casos são de pacientes que têm entre 10 a 19 anos.

O boletim mostra, também, que 29.885 casos estão relacionados a pacientes da faixa etária compreendendo de 40 a 49 anos. Os dados apontam, ainda, que a doença acometeu mais mulheres do que os homens. O percentual referente ao sexo feminino é 55%.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde também informa os dados referentes a pessoas mais velhas; na faixa etária de 50 a 59 Anos, 21.030 pessoas tiveram Covid-19 no Maranhão. Na faixa etária de 60 a 70 Anos são 16.499 casos e 13.011 casos referentes a pessoas com mais de 70 anos.

NÚMEROS

37.468 pessoas na faixa etária de 30 e 39 anos tiveram Covid-19 no Maranhão
4.885 crianças de 0 a 9 anos estão ou estiveram com coronavírus no estado
55% de todos os casos de Covid-19 no estado, atingiram mulheres

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.