Economia

Cinco dicas de como economizar dinheiro na prática

Especialista em desenvolvimento pessoal, Bruno Gimenes ensina como passar de devedor a investidor em apenas um ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Dicas de como economizar dinheiro
Dicas de como economizar dinheiro (educação financeira)

SÃO PAULO- Qual o segredo para passar de devedor para investidor em apenas um ano? O escritor best-seller e especialista em prosperidade e desenvolvimento pessoal, Bruno Gimenes ensina quem não tem uma vida financeira estabilizada, a entender como organizá-la. E também para àqueles que ouvem falar sobre investimentos, mas que parece ser muito difícil e não sabem por onde começar.

No livro Seja Rico, lançamento do Selo MAP – Mentes de Alta Performance, da Luz da Serra Editora, Bruno revela muitas dicas de como atrair o dinheiro, prosperidade e estar ciente de como ocorre o fluxo do dinheiro e como se preparar para recebê-lo.

Mas primeiro, é preciso ficar atendo a dois principais erros. Erro número um: usar todo o dinheiro que você recebeu para pagar as contas e dívidas. Você precisa investir na sua riqueza. Superar esse erro será um verdadeiro desafio para as pessoas íntegras, mas você precisa entender que não vai ser assim que vai conseguir fazer sobrar dinheiro.
Segundo erro: você se vê como um pedinte e não como um doador. Quando você acredita que seu salário mal dá para você e suas necessidades. Entenda que o dinheiro é para ser gasto e doado também, portanto, em qualquer situação da sua vida, reserve sempre uma quantia para doação.

Como economizar:

Depois de identificados os erros, ficará mais fácil entender de que é preciso dividir a sua renda para diferentes propósitos. Com esse método você vai recuperar a sua qualidade de vida mais rápido e, ainda assim, passar de endividado para investidor em 12 meses:

Lista de como economizar dinheiro

55% para contas gerais (luz, água, colégio do filho, etc);
10% para investir e construir o seu lastro (confie, mesmo estando com dívidas, é importante reservar essa porcentagem para criação desse lastro);
10% para investir nos seus sonhos (viagens ou bens materiais);
10% para instrução e conhecimento (livros e cursos que deseja fazer);
5% para doação (você precisa dar para receber);
5% para planejamento de compras (todos os gastos que você vai ter durante o mês, incluindo diversão);
5% para pagar dívidas (tente renegociá-las para caber nessa porcentagem);

Essas porcentagens têm que ser gastas ou usadas todos os meses, não é possível acumulá-las de um mês para outro. Outra dica é começar algum trabalho que lhe traga uma renda extra e acelerar o crescimento dos seus investimentos em cada porcentagem. E você também pode transferir a porcentagem de umas para outras. O importante é não deixar de cumprir essa distribuição

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.