Capacitação

Direção Cinematográfica será tema de oficina no Guarnicê de Cinema

Cineasta Jô Sefarty ministrará a oficina que ocorrerá de forma on-line, de 13 a 21 deste mês; ela é professora de Direção na Academia Internacional de Cinema (AIC)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(produção em cinema)

São Luís - O desenvolvimento de habilidades relativas à construção de um curta-metragem feito coletivamente, com objetivo de analisar os novos formatos de filmagens no atual contexto de isolamento e distanciamento social é a proposta da oficina “Direção Cinematográfica”, que será ministrada pela cineasta Jô Sefarty de 13 a 21 deste mês, de forma on-line, dentro da programação da 43ª Edição do Festival Guarnicê de Cinema, que será aberto oficialmente no dia 14.

A oficina, assim com as demais que estão sendo ofertadas pelo festival, é resultado da parceria firmada entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Aos todo serão seis oficinas realizadas pela AIC que contarão com a presença de mulheres especialistas em cinema como orientadoras.

Jô Sefarty possui uma longa carreira na área do cinema. Ela é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e é mestre em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, está vinculada à AIC atuando como professora de Direção. Com muita experiência, ela acumula diversos trabalhos realizados neste meio e suas obras aglutinam o documentário com ficção. Seu trabalho teve início com a montagem do filme “Brasília 18%”, de Nelson Pereira.

Dirigiu e roteirizou, ainda, cinco curtas: “Confete” (2012), em que compartilhou a direção com Mariana Kaufman e conquistou o prêmio de Melhor Direção no Feminina em 2012; “A Ilha do Farol” (2017); “Peixe” (2013); “Sobre a mesa” (2015); e “Imóvel (2016)”, de Isaac Pipano, em que codirigiu. O primeiro longa de destaque da cineasta é “Ilha de Verão”, que estreou na mostra Tiradentes e ganhou o prêmio Helena Ignez 2019, na categoria Montagem, com Cristina Amaral. O filme já foi exibido em trinta festivais ao redor do mundo, desde 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.