Evento

Maranhão colonial em destaque em jornada acadêmica

I Jornada Virtual "Cenários do Viver no Maranhão Colonial", realizada pela Universidade Federal do Maranhão, abordará aspectos históricos deste período

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Casarão colonial do Centro Histórico de São Luís
Casarão colonial do Centro Histórico de São Luís (casarão)

São Luís - Para discutir aspectos sobre o Maranhão colonial a partir de sua diversidade, ocorre amanhã, a partir das 9h30, em ambiente on-line (por meio da plataforma Google Meet), a I Jornada Virtual “Cenários do Viver no Maranhão Colonial”. O evento, realizado pela Universidade Federal do Maranhão, terá na programação um painel de pesquisas com temáticas sobre a história do estado a partir de um espaço de diálogos e intersecções.

O evento é promovido pelo grupo de pesquisa “Cenários do Viver no Maranhão” da UFMA, por meio das professoras Antônia da Silva Mota, Maria da Glória Guimarães Correia e Marize Helena de Campos, do Departamento de História e Mestrado Profissional em Rede do Ensino de História (ProfHistória - UFMA) e do professor Raimundo Inácio Araújo, docente do Colégio Universitário COLUN - UFMA e Mestrado Profissional em Rede do Ensino de História (ProfHistória - UFMA).

A jornada contará com a participação do historiador Alexandre Pelegrino, doutorando da Vanderbilt University e membro do Slaves Societies Digital Archive, na conferência de abertura; e na moderação das mesas redondas, das docentes Isabel Araújo Branco e Maria Dávila, pesquisadoras e coordenadoras do Centro de Humanidades (CHAM) das Universidades Nova de Lisboa e dos Açores, respectivamente.

Programação

O evento terá início com a conferência de abertura que abordará o tema “Escravidão indígena e escravidão Africana no Maranhão colonial: aproximações, sobreposições e diferenças”, a ser proferida pelo professor Alexandre Pelegrino. A seguir ocorre a mesa redonda “Famílias, Mulheres e escravidão no Maranhão colonial” com a moderação da professora Maria Dávila.

A programação segue com as comunicações “Escravidão e Família no Maranhão Colonial”, com a professora Antônia da Silva Mota; e “Pelos vestígios de uma vida”, com a professora Maria da Glória Guimarães Correia.

A tarde, ocorre a mesa redonda “Mulheres, Religião e Resistência no Maranhão colonial”. A moderação será da professora Isabel Araújo Branco. A programação segue com a comunicação “Por ser gente da nação: notas sobre judaísmo feminino em terras do Maranhão colonial”, com a professora Marize Helena de Campos; e "Visitas pastorais no Maranhão setecentista”, com o professor Raimundo Inácio Souza Araújo.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.