Boa iniciativa

Para superar perdas com apoio e troca de vivências

Projeto "Luto pela Vida", de iniciativa do Cemitério Jardim da Paz, em São Luís, promove o fortalecimento emocional de quem perdeu entes queridos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Familiares participam do projeto “Luto pela Vida”, que é realizado pelo Cemitério Jardim da Paz
Familiares participam do projeto “Luto pela Vida”, que é realizado pelo Cemitério Jardim da Paz

SÃO LUÍS Dar suporte aos familiares que vivenciam o processo de luto é o objetivo do projeto “Luto pela Vida”, inédito em São Luís e de iniciativa do Cemitério Jardim da Paz. A ideia é proporcionar apoio mútuo, troca de informações e de experiências, além de promover o fortalecimento emocional dos participantes. O projeto, que tem como madrinha Carolina Raíssa Menezes de Araújo, é coordenado pela equipe do cerimonial, tendo à frente a psicóloga Clarissa Pires Pereira.

Segundo a profissional, a primeira turma foi aberta no final do ano passado, mas com a pandemia do novo coronavírus, o grupo passou a manter contato virtual e no mês de agosto deste ano, as atividades presenciais foram retomadas. Os encontros acontecem duas vezes por mês, em diversas localidades, inclusive na praia e no próprio cemitério.

“Quando retomamos os encontros presenciais, nós nos reunimos na praia, onde praticamos pilates. Essa turma, composta por nove pessoas, será encerrada no mês de outubro, para que uma nova seja formada. Nossa intenção, inclusive, é aumentar a frequência dos encontros”, revelou a psicóloga.

Momento da troca de experiência, agora, de forma online
Momento da troca de experiência, agora, de forma online

Atendimento

Clarissa Pereira destacou que o projeto “Luto pela Vida” ajuda bastante os familiares na experiência da perda. “Há casos em que, no primeiro encontro, os participantes demonstram tremores, choro e muita tristeza, mas no decorrer do processo, são fortalecidas emocionalmente e se identificam uns com os outros”, conta a psicóloga, informando que a ideia é oportunizar, na nova unidade do escritório do Jardim da Paz, que será aberta no Centro, oficinas de pintura, pilates e outras atividades, para usufruto por meio do projeto.

Segundo Flaynon Martins, gerente geral do Cemitério Jardim da Paz, atualmente a empresa realiza cerca de 50 atendimentos funerários por mês e em torno de 150 sepultamentos mensais.

“Cresceu bastante com a pandemia e é nessa hora que as famílias mais precisam desse tipo de assistência. É um processo bastante humanizado e que somente o Jardim da Paz realiza em São Luís dessa maneira. Sofrem ainda mais os parentes que não têm a oportunidade de vivenciar a despedida de seus entes queridos. A ideia é focar nas lembranças boas, pois a saudade será sempre eterna”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.