Hábitos

Cinco mitos e verdades sobre escovar os dentes

Alguns hábitos estão dificultando uma escovação perfeita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A higienização é importante para a saúde bucal
A higienização é importante para a saúde bucal (escovar os dentes)

SÃO PAULO-Escovar os dentes pode parecer um ato simples do dia a dia, mas de acordo com Luciana Buzadin, dentista parceria Kess, existem muitos mitos e verdades sobre a hora da escovação. Para acabar de vez com as dúvidas, a profissional lista as 5 principais questões sobre o momento da higienização bucal. Confira!

É preciso molhar a escova de dentes?

Mito. “É muito comum as pessoas molharem a escova antes da escovação, mas esse hábito não é indicado. Isso porque a água diminui o efeito do creme dental, que é feito para reagir diretamente em contato com a saliva. Por isso, ao umedecer a escova antes de colocar o creme dental, acontece uma formação maior de espuma que reduz o atrito das partículas do creme dental com a superfície do dente, impactando na eficiência da limpeza”, explica a profissional.

Escovar os dentes no chuveiro é menos eficiente?

Verdade. “Como explicado anteriormente, a escova umedecida antes do creme dental diminui a eficiência da escovação, e as chances de isso acontecer na escovação debaixo do chuveiro é muito maior”, explica a parceira Kess. “Outro ponto é que, além de se esquecer o uso do fio dental, um passo que é fundamental para a saúde bucal, escovar os dentes no banho pode levar a falta de movimentos essenciais para uma higienização mais completa da boca”, complementa.

É preciso escovar os dentes imediatamente após as refeições?

Mito. “Quando terminamos de comer, o processo fisiológico de reconstituição dos minerais – que acontece o tempo todo - fica mais acentuado. Isso significa que mais minerais saem do esmalte dos dentes para a cavidade oral do que da cavidade para o esmalte. Esse processo acontece por conta da acidez salivar provocada pelos alimentos”, esclarece a expert.

Bruzadin reforça que, “o ideal é aguardar pelo menos 30 minutos após as refeições para escovar os dentes, já que a acidez salivar pode ser mais agressiva ao esmalte dentário durante a escovação”. Outra dica da profissional é que, ao comer alimentos com cores muito fortes, é indicado bochechar água para remover seu excesso, aguardar os minutos necessários para depois escovar os dentes.

Enxaguantes bucais substituem a escovação?

Mito. “Os enxaguantes bucais atuam dissolvendo a placa bacteriana e trazendo sensação de frescor entre as escovações ou depois dela, mas de forma alguma eles substituem a escovação e o fio dental”, afirma Bruzadin. Segundo a expert, o produto atua como agente auxiliar no processo de higienização da boca e dentes, mas sozinho não é efetivo.

Existe uma forma correta de escovar os dentes?

Verdade. “A escova deve ser apoiada de forma bem leve sobre a superfície dos dentes. Comece com movimentos circulares, de forma suave, por cerca de cinco segundos em cada dente. Faça isso em uma sequência contínua para alcançar todas as partes. Por fim, escove gengiva e língua, que também acumulam placas bacterianas e muco tóxico”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.