On-line

Evento vai debater arte, mídia e educação na pandemia

Colóquio promovido pelo IFMA ocorre de forma remota na internet até o dia 12 deste mês com palestras, oficinas e minicursos na programação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Colóquio terá programação variada
Colóquio terá programação variada (colóquio)

São Luís - Com o tema “Contatos em tempos de distanciamento”, segue até o dia 12 deste mês o I Colóquio de Arte, Mídia e Educação promovido pelo programa de pós-graduação lato sensu em Arte, Mídia e Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), vinculado ao Campus São Luís – Centro Histórico. O evento é gratuito e ocorre de forma remota. Hoje, a programação traz, às15h, a palestra “Arte e mídia: uma introdução à educação da cultura visual”, que será ministrada pelo professor doutor Pablo Petit Passos Sérvio. A transmissão da programação é feita simultaneamente pela plataforma Google Meet e na página do evento, no Facebook.

O colóquio tem como objetivo promover debates acerca das aproximações entre os eixos arte, mídia e educação em meio ao cenário pandêmico que a sociedade vivencia atualmente. Segundo o coordenador do programa em Arte, Mídia e Educação, professor Diêgo Jorge Lobato Ferreira, os três eixos que compõem o evento estão atravessados pela ideia do contato.

“O projeto surgiu coletivamente, com a colaboração dos discentes da pós-graduação e busca discutir o modo como as mídias digitais auxiliam no processo de ensino aprendizagem frente às novas propostas educacionais, estimulando contatos entre professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil. O I Colóquio de Arte, Mídia e Educação também propõe um espaço de trocas e aprendizagem no qual seja possível refletir coletivamente sobre temas relevantes antes, durante e após esses tempos de distanciamento social para o campo da arte-educação”, informou o coordenador.

Um dos organizadores do evento e representante acadêmico da turma de especialização, Jocy Meneses dos Santos Junior, ressalta que o colóquio foi construído a muitas mãos. “A realização do colóquio só foi possível devido ao engajamento de discentes e docentes do curso de Especialização em Arte, Mídia e Educação e da Licenciatura em Artes Visuais do IFMA – Campus Centro Histórico, ao apoio institucional da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI). A comissão organizadora está empolgada para os contatos que serão proporcionados pelo evento, cuja programação contará com palestras e oficinas de ministrantes vinculados tanto ao IFMA e quanto a outras Instituições de Ensino Superior de diversas partes do Brasil e com minicursos ofertados pelos professores e alunos de nosso curso, dando visibilidade à nossa produção acadêmica”, enfatizou.

Programação

Hoje - 02 de setembro. 15h.
Palestra: “Arte e mídia: uma introdução à educação da cultura visual”
Prof. Dr. Pablo Petit Passos Sérvio

Dia 07 de setembro de 2020. 15h.
Minicurso: “O currículo da arte como viés transdisciplinar para a lectoescrita na EJA”
Esp. Conceição de Maria de Oliveira Souza

Dia 08 de setembro de 2020. 15h.
Minicurso: “Fotografias despedaçadas: ressignificações das poéticas visuais em Rosana Paulino”
Joseane Aranha Dantas e Me. Mariana da Sulidade

Dia 09 de setembro de 2020. 19h30.
Minicurso: “Novas proposições na arte educação: animes como gerador de identificação no ensino médio”
Prof. Me. Renata Silva de Vasconcelos, Prof. Me. Paula Francinete Barros Bezerra e Esp. Anderson Santos Rego Garros Marinho

Dia 10 de setembro de 2020. 15h.
Minicurso: “Olhares gendrados sobre as artes visuais: reflexões sobre esteriótipos e violências”
Esp. Jocy Meneses dos Santos Junior e Esp. Jarlisse Nina Beserra da Silva

Dia 11 de setembro de 2020. 15h.
Palestra: “Gênero, arte e educação: resistências e novas paisagens do possível”
Profª. Drª. Luciana Gruppelli Loponte

Dia 12 de setembro de 2020. 15h.
Palestra: “A imagem de interface: o meio é a mensagem, a massagem ou o microtargeting?”
Prof. Dr. Marcus Ramusyo de Almeida Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.