Em declínio

Covid-19: em média, 30 pessoas são atendidas por dia em São Luís

Curva de contágio na Ilha está em uma queda contínua; na região metropolitana, 39% já foram infectados, segundo inquérito sorológico; no Maranhão, 145.921 pessoas já foram contaminadas

Kethlen Mata/ O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
São Luís está mais próximo da imunidade coletiva
São Luís está mais próximo da imunidade coletiva (Rua Grande)

SÃO LUÍS O número de pessoas que procuram a rede de saúde para tratar a Covid-19, em São Luís, está caindo desde o último dia 30 de julho, em um cálculo dos picos de atendimentos na cidade, foi constatado que, em média, 30 pessoas procuram os serviços das redes pública e privada, para tratamento do novo coronavírus, na capital. De acordo com o inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 72,4% daqueles que testaram positivo para Covid-19 não procuraram serviços de saúde em todo o estado; já dos pacientes que procuraram a ajuda médica, 8,6% não conseguiram, enquanto 19% obtiveram sucesso na procura.

Os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) apontam que 17.865 pessoas testaram positivo para a doença e 168.635 foram descartados. Esses números estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal - a última atualização foi feita no dia 20 de agosto. No Maranhão, 145.921 já foram contaminadas, vale ressaltar, que no inquérito sorológico divulgado nesta terça-feira (25), o número estimado de pessoas que já tiveram a Covid-19 no estado é de quase 3 milhões (2.877.454).

Testes
Em São Luís, a capacidade semanal de realização de testes para Covid-19 é de 500 procedimentos, sendo realizados em média 100 testes/dia. Essas análises foram realizadas com base nas informações do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), aliado aos dados do núcleo de epidemiologia municipal da Superintendência de Vigilância em Saúde.

Leitos
Das pessoas que estão internadas por coronavírus em São Luís, 84,65% estão no Sistema Único de Saúde (SUS); os outros 15,4% estão em hospitais da rede privada. Os leitos clínicos do Hospital Universitário (HU-UFMA), estão praticamente vazios. De 65 leitos disponíveis, apenas 18 estão ocupados, enquanto 47 estão livres. Já dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HU-UFMA, ao todo são 20, apenas 6 se encontram com pacientes.

No Hospital da Criança, 7 leitos estão sendo utilizados e 3 estão disponíveis, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rural, 10 leitos estão livres, e 3 ocupados. Até o momento, já morreram 1.191 pessoas em decorrência da Covid-19 na capital. “A curva na ilha já foi achatada. Poucos óbitos estão ocorrendo agora”, complementa o coordenador geral do inquérito sorológico, o professor Antônio Augusto Moura da Silva.

Inquérito Sorológico
Na terça-feira (25), os dados do inquérito sorológico, divulgados pela SES, mostraram números relevantes sobre o comportamento da Covid-19 no estado. “Na ilha de São Luís, foram entrevistadas 737 pessoas, e 39% já foram infectadas pelo novo coronavírus. Isso significa que estamos mais perto da imunidade coletiva”, afirma o professor Antônio Augusto.

Já no estado como um todo, a prevalência do vírus se mostrou 40,4%, ou seja, 2.877.454 já teriam se contaminado pela doença, muitos sem nem saber que portavam o vírus por serem assintomáticas. O estudo teve uma margem de erro de 5%. Porém, vale frisar que esse número não será adicionado no cálculo total feito pela SES diariamente, já que é um levantamento hipotético.

Atualmente, no último boletim da SES (25/08) até o fechamento desta edição, 145.921 já fizeram testes que apontaram resultado positivo para o novo coronavírus. São 3.377 óbitos em todo o estado. Um total de 5.239 seguem esperando o resultado de testes.

Sobre o inquérito sorológico a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, que o Centro de Operações de Emergência vai discutir sobre as medidas que podem ser tomadas a partir do estudo.

A SES reforçou a necessidade de manutenção das medidas de proteção individual e coletiva como o uso de máscara, higienização das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social.

Quanto ao novo inquérito, a previsão é para que seja iniciado no mês de outubro com amostra maior que a primeira. Por meio dos resultados destes dois estudos no Maranhão, neste momento, os pesquisadores não consideram a necessidade de um terceiro inquérito.

Por fim, a Secretaria lembrou que o Governo do Estado realizou diversas ações para pessoas de baixa renda e baixa escolaridade antes do inquérito como, por exemplo, distribuição de cestas básicas, álcool em gel e máscaras para as populações vulneráveis.

SAIBA MAIS

Segunda Etapa

Durante o anúncio dos dados da pesquisa, foi adiantado que uma segunda etapa do estudo será feita. “A segunda etapa será feita com algumas pequenas diferenças. Devido ao aumento dos casos em Imperatriz, lá será coletada uma amostra maior para se medir a prevalência da infecção”, frisa.

Medidas Preventivas

A prevalência segundo medidas de prevenção, mostrou que das 44,3% das pessoas que não cumpriram o isolamento social, 34% foram infectados pela Covid-19. Quanto ao uso de máscaras, das 45,9% que assumiram não utilizar o método de proteção, 36% pegaram a doença.


NÚMEROS

17.865 pessoas testaram positivo para Covid-19 em São Luís
84,65% das pessoas internadas por coronavírus em São Luís estão no Sistema Único de Saúde (SUS)
15,4% das pessoas internadas por coronavírus em São Luís, estão na rede privada

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.