Comemoração

Covid-19 modifica evento em alusão ao Dia do Soldado

24º BIS realizou formatura interna, na qual 118 soldados e 40 alunos do NPOR receberam a boina

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Soldados recebem a boina na conclusão da primeira fase de instrução básica
Soldados recebem a boina na conclusão da primeira fase de instrução básica (cerimônia boina Exército)

São Luís - Em alusão ao Dia do Soldado, 25 de agosto, o comando do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) realizou uma formatura interna, na sede do quartel, no bairro João Paulo, seguindo as normas sanitárias, para evitar a proliferação da Covid-19. Durante o evento, 118 soldados do Efetivo Variável (EV) incorporados neste ano e 40 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) receberam a boina e fizeram o juramento à Bandeira Nacional, um dos momentos marcantes na carreira militar.

Todos os anos ao longo da semana que antecede o Dia do Soldado, é tradicional o Exército Brasileiro realizar uma série de atividades em comemoração à data, com exposições em shoppings, palestras em escolas e até abertura do quartel para visitas. Este ano, no entanto, assessoria de comunicação do 24º BIS informou que devido a pandemia ocorreu apenas a formatura interna em alusão ao Dia do Soldado.

No decorrer do evento, a tropa militar foi apresentada ao comandante do 24º BIS, coronel Luciano Freitas Filho. Foi feita a entrega da boina aos alunos do NPOR e aos soldados do EV. Em seguida, os militares fizeram o juramento à Bandeira Nacional e foi realizada a entrega da Medalha de Praça Mais Distinta e dos diplomas de Melhor Aptidão Física e Melhor Atirador Combatente.

No encerramento da formatura houve a leitura da Ordem do Dia do comandante do 24º BIS, que ressaltou os valores da força terrestre, as missões desenvolvidas pela instituição militar e os feitos de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro.

SAIBA MAIS

Exército em ação

O soldado atua na selva, no mar, nas cidades, combatendo o fogo ou zelando pela segurança. São homens ou mulheres, que se dedicam diariamente a servir a população, com amor à pátria e, caso necessário, sacrificando a própria vida. Um exemplo é atuação do Exército Brasileiro no combate à pandemia do novo coronavírus.

Desde o começo da pandemia, os militares do 24º BIS estão participando de uma força-tarefa para higienizar os hospitais da Grande Ilha, igrejas católicas e outros espaços. A iniciativa proporciona mais segurança aos pacientes e funcionários dessas unidades, em tempos de pandemia.

Os grandes hospitais como Socorrão I, Socorrão II, Hospital da Mulher, Hospital da Criança, Unidades Mistas e os Socorrinhos, além do HU-UFMA e o Materno Infantil, foram higienizados pelos militares.

A tropa também realizou no mês de maio deste ano uma visita ao Asilo de Mendicidade Renascença - Lar do Idoso, no bairro São Francisco, na capital, com a finalidade prestar recomendações e orientações relativas às medidas sanitárias para prevenção ao novo coronavírus no asilo, que abriga, em tempo integral, 32 idosos que, desde o início da pandemia, deixaram de receber visitas.

Os militares ainda realizaram, durante o período de pandemia, ações de conscientização em diversos pontos da cidade, em apoio com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos sobre o coronavírus, para que a população soubesse as formas de transmissão e de prevenção, o uso do álcool em gel e a importância de lavar as mãos corretamente com água e sabão. Ainda segundo a assessoria de comunicação do 24º BIS, atualmente, há homens da corporação fazendo a segurança da duplicação da BR-135, em Bacabeira, e participando das operações Acolher e Verde Brasil II.

Militar em foco

Dia do Soldado: comemorado no dia 25 de agosto, no Brasil. Esta data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da Nação.

Origem: em 1923, no dia 25 de agosto, passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.

Duque de Caxias: nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e morreu em 1880. Lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior. Seu pai era militar, portanto, desde pequeno sua educação foi de cunho militar. Com apenas 5 anos de idade ele foi cadete, um tipo de oficial do exército ainda em formação. Aos 15 anos ingressou para a Academia Militar. Mais tarde, foi oficial do exército imperial e recebeu o título de Barão de Caxias, em 1841. Além disso, foi nomeado Conde, em 1845, e Marquês, em 1852. Durante o governo de Dom Pedro II, ele foi nomeado Comandante do Exército e eleito Ministro de Guerra três vezes.

Mulher militar: Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi a primeira militar mulher que lutou bravamente na Guerra de Independência do país. Em 1996 ela foi reconhecida como “Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Batalhão de Caxias: O 24º Batalhão de Caçadores, Barão de Caxias, foi criado pelo Decreto nº 30, de 22 de fevereiro de 1839, em Belém, sob a denominação de 9º Batalhão de Caçadores. Em 1842, foi denominado 5º Batalhão de Fuzileiros. Em 28 de setembro de 1868, após o Combate de Surubihi, na Guerra do Paraguai, foi dissolvido, sendo reativado em 12 de agosto de 1870, como 5º Batalhão de Infantaria Pesada, desta feita, agora em São Luís, onde ocupou instalações na Praça Deodoro. Em 18 de agosto de 1888, passou a denominar-se 5º Batalhão de Infantaria e em 04 de junho de 1908, novamente, muda de denominação, passando agora a intitular-se 48º Batalhão de Caçadores. Em 11 de dezembro de 1919, passa a adotar denominação, 24º Batalhão de Caçadores e finalmente em 2013, passa a se chamar 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL). A denominação histórica, Batalhão Barão de Caxias, recebida por intermédio da Portaria Ministerial nº 385, de 12 de junho de 1997, deveu-se à atuação do insigne Patrono do Exército, Duque de Caxias, quando ainda Coronel, na pacificação da Balaiada, ocorrida neste Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.