Literatuta

Exaltação à vida e obra do escritor Josué Montello

Em edição especial da X Semana Montelliana, que acontece até o fim do mês, público pode ter acesso à vasta programação pelas redes sociais do órgão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O escritor Josué Montello é autor do livro "Os Tambores de São Luís"
O escritor Josué Montello é autor do livro "Os Tambores de São Luís" (Josué Montello)

São Luís - Ocorre este mês, nos canais virtuais da Casa de Cultura Josué Montello, uma programação especial relativa à X Semana Montelliana. O evento que tradicionalmente é realizado em celebração ao aniversário de nascimento do romancista maranhense (ele nasceu no dia 21 de agosto de 1917) este ano tece de se adaptar à realidade da pandemia de Covid-19.

Assim, a programação está sendo totalmente online e conta com palestras, exposição e live. A Casa de Cultura disponibiliza palestras realizadas por escritores, acadêmicos e professores que aconteceram em 2017, quando das comemorações do centenário do escritor. O conteúdo pode ser acessado pelas redes sociais, no canal YouTube Cultura do Maranhão (https://bit.ly/2KxWeM1), no Instagram (@cjosuemontello), Facebook (@casaculturajosuemontello) e site (casas.cultura.ma.gov.br/ccjm/).

Entre os conteúdos disponibilizados ao público no canal YouTube estão as palestras “Por quem tocam os Tambores de São Luís”, com o escritor Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras; “A última entrevista de Montello em São Luís”, com o jornalista, escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Manoel dos Santos Neto; e “A saga maranhense de Montello” com o escritor Aldy Mello de Araújo, membro da Academia Ludovicense de Letras.

Outra atração da Semana Montelliana é a exposição “Cais da Sagração em Fotografias”, que pode ser conferida no Instagram e IGTV. A mostra reúne fotos da professora Marizélia Ribeiro com coordenação do professor Ed Wilson Araújo. Outra atividade da programação é a conversa mediada pelo Clube de Leitura da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei). O bate-papo sobre a vida e obra de Josué Montello teve a presença da bibliotecária da Casa de Cultura, Wanda França.

Entre as palestras disponibilizadas estão ainda “A obra diarística de Josué Montello”, com o professor Reginaldo de Jesus, do Instituto Federal de Sergipe; e “Montello: um mestre na construção de narrativas curtas”, com o escritor José Neres da Academia Maranhense de Letras.

“O mês de agosto é especialmente importante para a Casa por dois motivos, primeiro porque é o mês da Semana Montelliana, evento que já faz parte do calendário cultural da cidade, segundo porque é o mês em que celebramos o nascimento do escritor Josué Montello que no dia 21 completaria 103 anos”, ressalta a diretora a diretora da instituição, Joseane Souza.

Perfil

O maranhense Jousé Montello era membro das Academias Brasileira e Maranhense de Letras. Na primeira foi o quarto ocupante da cadeira 29, eleito em 4 de novembro de 1954. Presidiu a ABL em 1994 e 1995. Josué de Sousa Montello nasceu em São Luís, em 21 de agosto de 1917, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de março de 2006.

Publicou o primeiro romance, “Janelas fechadas”, em 1941. A partir de 1954, tornou-se colaborador permanente do Jornal do Brasil, no qual manteve uma coluna semanal até 1990.Foi membro de incontáveis academias e instituições culturais no Brasil e no Exterior.

É autor, entre outras obras de livros como “Os degraus do paraíso”, “Cais da Sagração”, “Os tambores de São Luís” e “Noite sobre Alcântara”, entre outros.

A casa que leva seu nome destina-se a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, contribuindo para a preservação da memória e da produção artística e cultural do Estado.

No local pode ser encontrada uma biblioteca especializada em literatura, um museu e arquivo pessoal do escritor Josué Montello, sendo 90% de todo acervo doado pelo próprio escritor ao governo do Maranhão. A casa está localizada na Rua das Hortas, 327, Centro.




Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.