Memória

AEB relembra tragédia no Centro de Lançamento de Alcântara, há exatos 17 anos

Em mensagem, a Agência Espacial Brasileira chamou de heróis os 21 técnicos civis mortos na explosão do foguete VLS-1 V03, em 2003

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Homenagem da AEB à memória dos 21 técnicos civis mortos na explosão do foguete VLS-1, no CLA
Homenagem da AEB à memória dos 21 técnicos civis mortos na explosão do foguete VLS-1, no CLA (tragédia alcântara)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) relembrou hoje, com uma mensagem, a explosão do foguete VLS-1 VO3, ocorrida no início da tarde de 22 de agosto de 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), hoje Centro Espacial de Alcântara (CEA). No texto, os 21 técnicos altamente especializados mortos na tragédia são chamados de heróis sua dedicação ao projeto. Os profissionais preparavam o foguete para ser lançado ao espaço quando houve a explosão na plataforma de lançamento, matando todos. O episódio teve repercussão mundial e comprometeu sensivelmente o programa espacial brasileiro.

O acidente de Alcântara, também conhecido como tragédia de Alcântara, foi um grande incêndio seguido de algumas explosões, que destruíram o foguete brasileiro VLS-1 V03 em sua plataforma de lançamento no então CLA.

O objetivo da missão, nomeada Operação São Luís, era colocar o microssatélite meteorológico SATEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e o nanosatélite UNOSAT, da Universidade do Norte do Paraná, em órbita circular equatorial a 750 km de altitude.

Abaixo, a homenagem da AEB à memória dos 21 técnicos que morreram na explosão do foguete:

No dia 22 de agosto de 2003, um acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, fez com que 21 dedicados profissionais do espaço perdessem suas vidas enquanto preparavam o veículo para lançamento.

Homenageamos, hoje, os 21 heróis responsáveis pelo desenvolvimento do VLS e que contribuíram de forma significativa para o Programa Espacial Brasileiro.

O esforço e a dedicação destes heróis são uma lembrança e um estímulo para a continuação dos trabalhos desenvolvidos na área espacial brasileira, não permitindo que o trabalho deles tenha sido em vão.

#homenagem #vls #cla #MCTI

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.