Estratégia

Classe empresarial lança plano para dar impulso à economia

Entidades ligadas à indústria, ao comércio e ao agronegócio apoiarão micros, pequenas e médias empresas para amenizar efeitos da pandemia

Evandro Jr.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Lançamento do plano Avança Maranhão reuniu principais lideranças do setor empresarial do estado
Lançamento do plano Avança Maranhão reuniu principais lideranças do setor empresarial do estado (plano avança ma)

Um live transmitida pelo YouTube marcou o lançamento do plano Avança Maranhão, iniciativa de dirigentes das principais entidades empresariais do Maranhão, entre elas, Associação Comercial, Federação da Agricultura, Federação do Comércio, Federação das Indústrias (Fiema) e Sebrae. O objetivo é promover ações em benefício das micro, pequenas e médias empresas que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia do novo coronavírus. O “ao vivo” foi transmitido do auditório da Fiema, com poucas pessoas na platéia e seguindo as normas sanitárias. Com o projeto, deverão ser beneficiados 4.700 empresas e mais de 150 mil trabalhadores.

Participaram Edilson Baldez das Neves (presidente da Fiema), Cristiano Fernandes (presidente da Associação Comercial do Maranhão), Raimundo Coelho (presidente da Faema/Senar), Maurício Aragão Feijó (vice-presidente da Fecomércio), Mauro Borralho (diretor técnico do Sebrae), José Cursino Moreira (secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís), o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, entre outros. As entidades utilizarão suas expertises no atendimento às demandas das empresas, com orientações técnicas e, também, fornecimento de materiais de proteção e prevenção à pandemia.

A apresentação do plano ficou a cargo de Luís Fernando Coimbra, diretor da Fiema e coordenador do projeto. “Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, pois não conhecemos nada semelhante. Haveremos de ter resultados expressivos para vários segmentos econômicos. Esse plano tem a intenção exclusiva de ajudar. É uma iniciativa conjunta das entidades empresariais para amenizar os impactos econômicos gerados pela pandemia. O nosso público–alvo são empresas associadas aos sindicatos filiados, pequenas, micro e médias, bem como aquelas do Programa de Fornecedores do Maranhão, e também trabalhadores, empregados e desempregados, micro-empreendedores individuais, produtores rurais e unidades profissionais de saúde”, destacou.

Segundo Edilson Baldez das Neves, trata-se de um momento ímpar para a economia maranhense, em que as entidades, mais uma vez, se dão as mãos para conceber o plano de retomada das atividades econômicas. “É uma proposta pioneira que reúne diversas estratégias. A iniciativa privada tem o papel de ser protagonista na articulação de caminhos para um país mais próspero e que ofereça oportunidades para a sociedade”, disse.

Engajamento - Mauricio Aragão Feijó, vice-presidente da Fecomércio, disse que o sistema se une à iniciativa para ampliar o alcance do seu trabalho e otimizar sua atuação em prol do povo maranhense. “Por meio do engajamento dessas entidades, estamos apontando para o mesmo horizonte com o plano Avança Maranhão. Enfrentamos um dos piores momentos de nossa história e tivemos de paralisar as atividades econômicas. Logo, muitas empresas tiveram de fechar suas portas. Mas vamos superar tudo isso”.

O diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho, enfatizou que o órgão, apesar de tudo, avançou em termos de ações durante a pandemia. “As ações estão em curso e conectadas com o programa Avança Maranhão, de grande magnitude. Só é possível superarmos essa fase com a união de esforços. Nessa direção, já apresentamos soluções e iniciativas concretas. Este momento traz o desafio de manutenção dos negócios e dos empregos, neste processo de retomada econômica, que já se avizinha. Temos sentido, de forma direta, as conseqüências da pandemia, que nos deixou um legado, tal seja, o legado da entrada definitiva no mundo digital”.

O plano está dividido em eixos e engloba assessoria jurídica, orientação psicológica, consultoria on-line, orientações sobre crédito, programas de estágio, informações técnicas e pesquisa, orientações sobre protocolos de saúde, medidas sanitárias e serviços tecnológicos de inovação. Também prevê identificação de núcleos empresariais para promover geração de renda e lucratividade dos pequenos negócios, aplicação de 24 mil doses de vacina H1N1, realização de 20 ações culturais em 20 condomínios residenciais, serviço de atendimento psicológico, fabricação e distribuição de máscaras, distribuição de cestas básicas, produção de álcool em gel,

Cristiano Fernandes, presidente da Associação Comercial do Maranhão, ressaltou que o mês de agosto é especial para a entidade, que comemora 166 anos. Ele parabenizou o projeto e disse que ele chega para apoiar as pequenas empresas no momento que elas mais precisam. “É um orgulho para a Associação Comercial participar desse projeto, pois sabemos é que preciso que todos dêem as mãos. Este, na verdade, é apenas o início de uma plantação de sementes, que germinarão, se transformarão em árvore e darão muitos frutos”.

O vice-presidente da Fecomércio, Maurício Aragão Feijó, disse que, apesar das dificuldades da pandemia, as entidades empresariais se mantiveram firmes, durante esses meses, para continuar a apoiar as empresas, preservando empregos e a renda das famílias maranhenses.

“Fizemos muito até aqui, enfrentamos um mar de incertezas e oferecemos apoio irrestrito para o empresário. Foram meses de muito diálogo, com os governos municipal, estadual e federal. E temos a convicção de que esta união empresarial conseguir acelerar o processo de retomada econômica no Maranhão”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.