Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Rio Sunset Live

Os cantores Fernando e Franco, Misael Costa, Thaís Moreno, Kika Bittencourt e a banda Switch 14 participarão de uma live solidária programada para o dia 13 de setembro, às 16h, com o propósito de levar alegria para os amantes da música em casa e ajudar uma entidade filantrópica de São Luís, cujo nome ainda não foi divulgado. O evento foi batizado de Rio Sunset Live.

O DESEMBARGADOR Ricardo Duailibe (foto), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), foi nomeado membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Desembargadores (ANDES). O ato foi assinado pelo presidente da entidade, desembargador Marcelo Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em face a renúncia do desembargador Antonio Fernando Araújo Martins, para o período coincidente ao de toda a Diretoria.
O DESEMBARGADOR Ricardo Duailibe (foto), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), foi nomeado membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Desembargadores (ANDES). O ato foi assinado pelo presidente da entidade, desembargador Marcelo Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em face a renúncia do desembargador Antonio Fernando Araújo Martins, para o período coincidente ao de toda a Diretoria.

Sobre glaucoma
Apesar da gravidade que é a doença conhecida como glaucoma, quatro em cada dez pessoas não sabem o que é, de acordo com levantamento realizado pelo Ibope Inteligência.
O índice chega a 53% entre jovens com idade entre 18 a 24 anos e a 71% entre adultos com 55 anos ou mais. Há, ainda, diferença em relação ao gênero: 44% dos homens consultados estão desinformados sobre o assunto, contra 38% das mulheres.
A pesquisa, intitulada “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, avaliou o nível de conhecimento de 2,7 mil internautas sobre a doença. Os participantes eram provenientes de sete estados, mas o Maranhão não entrou na pesquisa.


Banco de Leite
O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UFMA desenvolverá atividades de promoção do aleitamento materno com objetivo de dar visibilidade à amamentação para um planeta melhor.
Foi elaborada uma programação especial para o “Agosto Dourado”, mês destinado à campanha de incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e complementado até os dois anos ou mais.
A campanha será realizada durante todo o mês de agosto, respeitando todas as medidas sanitárias exigidas pela Organização Mundial da Saúde devido ao estado de pandemia que vivenciamos.

Na Europa
Cenas de beijo, só com teste negativo de coronavírus feito 24 horas antes, comunicação ao supervisor de segurança e autorização prévia do médico. Assim caminha a volta cultural na Europa e acredito que o Brasil deverá seguir essa logística.
Numa atividade em que a proximidade física é frequente, quando não inevitável, sindicatos e empresas europeias têm adotado regulamentos rígidos para voltar a funcionar sem aumentar o risco de contágio.
Alguns protocolos, como o italiano, têm 15 páginas de regras detalhadas para cada etapa do processo, do treinamento à pós-edição, da retirada de material dos caminhões até os tipos de microfones mais recomendados para evitar o contágio.


Digitalização
Dados do Conselho Nacional de Justiça demonstram que o Brasil é um dos países com o maior sistema judiciário do mundo, com 92 tribunais. Não só isso, mas também um enorme número de processos em tramitação, cerca de 80 milhões.
Neste cenário, é fundamental que a administração seja eficiente e um dos melhores caminhos para isso é o uso pleno da tecnologia.
A boa notícia é que houve grande avanço na digitalização de processos: 108 milhões de causas tiveram início em versão digital de 2008 a 2018. E durante a pandemia, ferramentas online estão sendo utilizadas por varas e tribunais, ambientes conhecidos por certo tradicionalismo, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho.

TRIVIAL VARIADO

Quase metade das pessoas privadas de liberdade, que deram entrada nas unidades prisionais da região metropolitana de São Luís, no período de julho de 2019 a junho de 2020, foi presa pela prática de crimes sem uso de violência ou grave ameaça.

No capítulo: foi o que apontou relatório do Projeto Assistência Legal e Visita Virtual, desenvolvido desde junho de 2019 pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com o Ministério da Justiça.

Fernanda Montenegro continua se dividindo entre TV, cinema, teatro e campanhas. Até na quarentena, com seus 90 anos, ela gravou uma nova série, “Amor e Sorte”, que a Globo exibirá às terças-feiras, em 4 episódios, a partir de 8 de setembro.

Presença de grande charme no almoço da confraria presidida por José Walter Maciel, ontem, no Rio Poty Hotel: o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Bernardo Rodrigues. Quem passou por lá e falou de sua pré-candidatura a Prefeito de São Luís, foi o juiz federal José Carlos Madeira.

Acaba de ser disponibilizado o catálogo da exposição “Brinquedos Encantados: Festejos Maranhenses”, que traz as vistas da exposição, textos e todas as fotografias expostas: 40 registros feitos pelo fotógrafo Albani Ramos ao longo de mais de vinte anos.

Um garçom piauiense, ex-funcionário do Senado Federal e que ganhou R$ 1 milhão na Loto Fácil, morreu vítima do novo coronavírus em Brasília. Desde que tirou a sorte grande, o garçom havia pedido demissão do emprego no Senado e vivia usufruindo esse dinheiro.

Em duas derrotas para o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal decidiu ontem proibir cortes no programa Bolsa Família durante a pandemia do novo coronavírus e obrigou o governo federal a adotar uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19 entre os indígenas.


Além de estimular o empreendedorismo na universidade, o Instituto TIM quer agora incentivar os jovens a buscarem soluções inovadoras para os problemas que o Brasil enfrenta.

No assunto: projetos com esse objetivo poderão participar da seleção do Academic Working Capital, que oferece apoio financeiro, técnico e de negócios para estudantes transformarem o TCC em startups de base tecnológica.

O Senado analisará proposta que estabelece novos tipos de estelionato majorado, com aumento em um terço da pena de prisão para quem cometer o crime utilizando meio eletrônico, ou quando for praticado por funcionário público. A atual legislação prevê pena de um a cinco anos.

A família e os amigos do empresário Henry Duailibe Filho vivem momentos de grande expectativa com o estado de saúde dele. Acometido de Covid-19 no mês de março, seu estado de saúde ainda é muito preocupante.

DE RELANCE

Cachorro ingressa na Justiça
Um cão da raça shih tzu, de 11 anos, está no centro de uma discussão jurídica surpreendente no Rio Grande do Sul. O animal está pedindo indenização a pet shop por danos físicos e psicológicos. Com base em lei estadual, que define animais como sujeitos de direito, advogado Rogério Santos Rammê tenta que o cão Boss seja reconhecido como parte autora em processo.

Cachorro ingressa na Justiça 2
Explico: Boss está pleiteando na Justiça o direito de ser autor de uma ação de reparação de danos materiais e morais contra uma pet shop, alegando ter sofrido prejuízos físicos e psicológicos decorrentes de mau atendimento em uma sessão de banho. Enquanto estava sob os cuidados da pet, teria sofrido uma fratura no maxilar, que o fez precisar de uma cirurgia para colocar uma placa metálica com parafusos.

Cachorro ingressa na Justiça 3
Antes mesmo de discutir seu direito a ressarcimento junto ao estabelecimento comercial, o desafio do animal é ser aceito como parte no processo, com base no entendimento de que animais de estimação são sujeitos de direitos. Apresentado na petição do advogado Rammê como “autor não-humano”, Boss pode se tornar o primeiro animal a se beneficiar do que consta em lei estadual gaúcha aprovada em janeiro naquele Estado.

Cachorro ingressa na Justiça 4
É com base nessa legislação – que define animais domésticos de estimação como sujeitos de direitos despersonificados, devendo gozar e obter tutela jurisdicional em caso de violação, vedado o seu tratamento como coisa –, que Rammê ingressou com uma ação tendo Boss e seus donos como autores. O casal tutor do cachorro também consta como representante legal do animal perante o Judiciário, claro, já que ele não tem capacidade civil e processual para isso. Não há o que não haja.

Reabertura do Blue Tree
O Blue Tree Towers Hotel reabre as portas hoje, após quatro meses de suspensão das atividades devido à pandemia da Covid-19. O retorno acontece após uma série de protocolos terem sido integrados à rotina da equipe, com foco na satisfação e segurança de clientes e colaboradores, mediante exigências de combate à pandemia.

Chips de internet
O governo estadual começou a distribuição de chips de internet para alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública que estão se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 90 mil chips serão entregues no estado. Os chips possuem pacote de dados com internet de 20 GB e os alunos terão acesso até janeiro de 2021, mês em que serão realizadas as provas impressas e digitais do Enem.

Hospital de Campanha
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, e o deputado Felipe dos Pneus receberam a confirmação de que o Hospital de Campanha montado em Santa Inês para o atendimento de pacientes da Covid-19 será transformado em Policlínica. O pedido foi feito pelo chefe do Parlamento maranhense ao governador Flávio Dino, reforçando a demanda apresentada pelo deputado Felipe.

Quem nomeou quem no STF
Quem são, e quem nomeou os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal: Lula e Dilma nomearam os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber. Gilmar Mendes foi nomeado por Fernando Henrique Cardoso, Celso de Mello por José Sarney e Marco Aurélio Mello, nomeado pelo seu primo Fernando Collor de Mello.

Para escrever na pedra:
“Calma é a conexão consigo próprio; paciência é a conexão com a vizinhança; paz é conexão com o universo”. De Adriana Cristina Razia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.