Infantil

Livro conta as aventuras de uma garota que quer ser astronauta

Escrito por Vinicius Campos, Rita e o Manual Para Ser Astronauta fala sobre diversidade, gênero, fantasia e amizade. A obra chega nas versões impressa, digital e audiolivro.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Detalhe da capa do livro
Detalhe da capa do livro (livro infantil)

SÃO PAULO- Na figura de Rita, uma garota sonhadora, os leitores vão acompanhar uma história que fala sobre diversidade, amizade, gênero (ou a ausência dele) e como, ao fugir da realidade, é possível falar sobre a dura vida num abrigo para crianças abandonadas.

Desbravar o Espaço e conhecer seres intergalácticos estão nos planos de Rita, detalhados por Vinicius Campos, no lançamento da Melhoramentos, Rita e o Manual Para Ser Astronauta, ilustrado por Lila Cruz.

Vinicius Campos tem muito material, em casa, que pode virar literatura. O autor é pai de três crianças, que foram adotadas. O mais novo queria ser astronauta. E assim começou a obra que vai divertir, ensinar e emocionar.
"Neste ano que está começando quero que minha vida mude completamente". Este foi o pedido de ano novo de Rita, uma garota esperta, cheia de imaginação e que sonha em um dia ser uma grande astronauta.

Na história, a personagem explica que quer ser astronauta porque a vida aqui embaixo é chata demais. Por isso todos os dias ela escreve seu manual, que, na verdade, é quase um diário. Ela relata todos os testes e descobertas. Assim, todo mundo que quiser conhecer o Espaço aprenderá os passos para tornar seu sonho realidade.

Os sonhos da Rita incluem rever sua mãe. Cada dia que passa no abrigo as lembranças dela vão se apagando. Ao desejar uma mudança de vida, a menina sentia que o seu pedido tinha sido escutado. Ela estava mais do que pronta para uma vida nova.

O que a personagem não contava era encontrar um novo amigo. Que não era menino, nem menina, mas que era muito divertido e que gostava de brincar das mesmas coisas que ela. TiDx10, vindo de um planeta chamado Círculox212, queria reencontrar seus pais e Rita embarca nessa importante missão com seu novo amigo. Rita, que ansiava tanto por mudanças, aprendeu muito com a chegada do amigo extraterrestre.

Com novas ideias para o seu manual e com a ajuda do amável Tio Miguel, a menina montou um plano para salvar o TiDx10, que envolveu muitos riscos e colocou amizades à prova. Em meio a chegadas e despedidas, a personagem vive uma aventura incrível que como ela mesmo diz, "Ninguém vai acreditar, vão pensar que é fantasia de uma garota sonhadora".

Sobre o Autor

Vinicius Campos começou a trabalhar na televisão aos 15 anos atuando em comerciais. Formado em jornalismo, hoje em dia é apresentador do Disney Channel e desde 2008 publica livros infantojuvenis. Lançou diversos títulos, entre eles, o best-seller O Amor nos Tempos do Blog. Seu livro, Agentes Especiais e o Mistério na Fábrica de Celulares foi indicado ao Prêmio Jabuti 2016 e ficou entre os finalistas na categoria juvenil.

Sobre a Ilustradora

Lila Cruz é baiana, ilustradora e quadrinista. Adora fazer ilustrações para crianças e adolescentes e criar personagens. Também ama criar ilustrações que envolvam temas espaciais, estrelas e astronautas, então encontrou na Rita a personagem perfeita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.