Imunização

Sarampo: terminais de integração terão postos de vacinação a partir de hoje (20)

Ação ocorrerá de segunda (20) a quinta-feira (23) nos terminais da Praia Grande, Cohama, Cohab e São Cristóvão, em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Objetivo é estender as doses para o público-alvo, adultos entre 20 e 49 anos
Objetivo é estender as doses para o público-alvo, adultos entre 20 e 49 anos (Sarampo)

SÃO LUÍS - A campanha de vacinação contra o sarampo na capital maranhense terá etapa importante entre segunda (20) e quinta-feira (23) deste mês. Vacinadores serão distribuídos, em dias específicos, nos terminais de integração da cidade. A ação da Prefeitura de São Luís integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e tem como objetivo estender as doses para o público-alvo, ou seja, os adultos entre 20 e 49 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta que mesmo quem já foi vacinado deve receber a dose extra da campanha, tendo em vista que o vírus ainda circula no país e o Brasil ainda passa por uma situação de surto de sarampo.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, ampliar a cobertura da vacinação é uma estrategia eficaz para o controle da doença. "Com esse planejamento, que segue orientação do prefeito Edivaldo, facilitamos ainda mais à população o acesso às doses" destacou o secretário acrescentando que é importante que ao ir se vacinar, a pessoa não esqueça de levar a carteira de vacinação.

Cronograma de vacinação

Na segunda-feira (20), das 8h30 às 16h, os vacinadores estarão disponíveis no Terminal da Praia Grande (Avenida Senador Vitorino Freire). No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez do Terminal da Cohab (Avenida Jerônimo de Albuquerque). No dia 22 (quarta-feira), das 8h30 às 16h, as equipes do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estarão com as doses contra o sarampo no Terminal da Cohama (Avenida Daniel de La Touche). Por fim, o trabalho será encerrado no Terminal São Cristóvão (Avenida Lourenço Vieira da Silva).

Além dos terminais, 52 postos de saúde e três escolas (cuja lista completa está disponível no endereço eletrônico saoluis.ma.gov.br) também poderão receber a população. Até sexta-feira (17) foram aplicadas cerca de 13 mil doses. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Durante a ação, como prevenção contra o coronavírus, os vacinadores estarão de máscaras e disponibilizarão álcool em gel. Além disso, será respeitado o distanciamento na formação de eventual fila no aguardo das doses.

O sarampo é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. De acordo com a pasta federal, sua transmissão ocorre quando o infectado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.