Arte

Releitura de obra de Krajcberg feita por jovem maranhense é destaque em Paris

Com apenas 9 anos, maranhense Benjamim Viégas teve seu trabalho elogiado pela galeria Espace Krajcberg

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O aluno do Colégio Dom Bosco Benjamim Viégas com a colagem que fez inspirada na obra do artista Frans Krajcberg
O aluno do Colégio Dom Bosco Benjamim Viégas com a colagem que fez inspirada na obra do artista Frans Krajcberg (Benjamin)

SÃO LUÍS- A arte do múltiplo e premiado artista polonês radicado no Brasil Frans Krajcberg foi lembrada pelo jovem maranhense Benjamim Viégas que com apenas 9 anos criou uma colagem com elementos como folhas e gravetos, numa releitura da obra do polonês. Ao marcar a galeria que expõe a obra do artista em Paris, foi surpreendido com a repostagem da galeria Espace Krajcberg elogiando o jovem no seu perfil do instagram (@espace_krajcberg).

Frans Krajcberg foi pintor, escultor, gravador, fotógrafo e artista plástico naturalizado brasileiro. Falecido em 2017 segue inspirando as novas gerações ao redor do mundo, pois sua obra além de ter alto valor comercial sempre foi uma ode à preservação da natureza. E em cada obra que criou estava bem clara a sua mensagem ao mundo: de interromper esse ciclo de destruição e impedir crimes contra a natureza e a humanidade.

Vale lembrar que Krajcberg fugiu do holocausto, no qual perdeu toda a família na Polônia, e no Brasil ele expunha a dor das florestas devastadas. O artista plástico, premiado na Bienal de Veneza, na Bienal de São Paulo e no Salão de Arte Moderna, entre outros, foi muito importante no panorama da arte brasileira e desenvolveu um poderoso trabalho de ativismo com suas obras. Ele fez da sua arte um grito de revolta ao transformar troncos e galhos calcinados em esculturas. "Quero que minhas obras sejam um reflexo das queimadas. Por isso uso as mesmas cores: vermelho e preto, fogo e morte" revelou o artista ainda em vida.

Benjamim Viégas é aluno do Colégio Dom Bosco e o trabalho foi confeccionado em sua aula de artes sob o comando da professora Vilmara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.