Retorno seguro

Sampaio anuncia protocolo sanitário e testes para covid-19 antes de retorno

Clube, que retorna às atividades na segunda-feira (6), fará testes em todos funcionários e contratou empresa para fazer trabalho de higienização da sede

Eduardo Lindoso/ Editor de Esportes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Funcionário de empresa fazendo higienização na sede do clube
Funcionário de empresa fazendo higienização na sede do clube (SAMPAIO TESTES COVID)

SÃO LUÍS – Com a indefinição da Federação Maranhense de Futebol (FMF), e a negativa do governo do estado, sobre o custeio dos testes para a covid-19 – que fazem parte do protocolo sanitário, que deve ser aplicado durante o retorno do futebol no Maranhão -, o Sampaio Corrêa se antecipou e anunciou que cumprirá todas as medidas recomendadas, inclusive com a realização dos testes, no seu retorno às atividades, que será na próxima segunda-feira (6).

Em seu site oficial, o Sampaio anunciou que o protocolo de combate ao Coronavírus já vem sendo implementado nas dependências do centro de treinamento José Carlos Macieira, no Turu.

“Para receber atletas, comissão técnica e demais funcionários com segurança, a direção Tricolor tem tomado todas as medidas necessárias, de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde”, informou o clube.

Segundo reportagem publicada na página do clube, áreas internas do CT já passam por higienização e esse processo será feito constantemente para garantir as condições sanitárias adequadas de trabalho a todos. Uma empresa privada foi contratada para executar os serviços.

“É importante seguir todos os protocolos, porque, neste momento, precisamos trabalhar com cautela e responsabilidade. Retornar aos treinos não significa relaxar com as medidas de prevenção, mas, sim, tentar voltar à normalidade de acordo com os limites que o momento atual ainda exige”, destacou o presidente da Bolívia Querida, Sérgio Frota, que ainda falou sobre a chegada de novos reforços para o time: “Em breve, iremos anunciar os nomes que reforçarão a equipe”.

Apesar de outros clubes terem anunciado também retornos, apenas o Tricolor divulgou como se dará esse protocolo sugerido.

Orientações da FMF

Recentemente, a FMF lançou uma cartilha de recomendações para os clubes nos retornos aos treinamentos. Nestas orientações estão inclusas normas como “os clubes, obrigatoriamente, deverão providenciar a testagem (RT-PCR SARS-CoV-2) de todos os atletas, comissão técnica, diretoria e funcionários, e mais aqueles que de forma direta ou indireta participarem das atividades antecedentes aos treinos".

A entidade ressalta também que “ os treinos só poderão ser iniciados após os resultados dos exames, de acordo com o protocolo e o devido afastamento de possíveis pessoas que testarem positivo. Além disso será aplicado um questionário epidemiológico”, além também do protocolo a higienização dos locais de treinos e concentrações de atletas.

A retomada do Campeonato Maranhense 2020 está marcara para o dia 1º de agosto, mas a tabela ainda não foi divulgada, pois alguns ajustes vão precisar ser feitos por conta do calendário do Campeonato Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.