Coronavírus

Há 3 meses o Maranhão registrou a primeira morte pelo novo coronavírus

Informação foi confirmada na tarde 29 março pelo secretário de Saúde do estado. Paciente era de São Luís e estava internado em um hospital da capital maranhense.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O paciente, que não teve a sua identidade revelada, tinha 49 anos era de São Luís, tinha histórico médico de hipertensão e estava internado em um hospital da capital maranhense
O paciente, que não teve a sua identidade revelada, tinha 49 anos era de São Luís, tinha histórico médico de hipertensão e estava internado em um hospital da capital maranhense (morte por covid-19)

São Luís - O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Lula, confirmou no início da tarde do dia 29 março a primeira morte pelo novo coronavírus no Maranhão. A informação foi divulgada por meio de uma rede social.

De acordo com o secretário, o paciente, que não teve a sua identidade revelada, tinha 49 anos era de São Luís, tinha histórico médico de hipertensão e estava internado em um hospital da capital maranhense.

No mesmo dia, também foram confirmadas as primeiras mortes por Covid-19 no Distrito Federal, Bahia e no Rio Grande do Norte. Até o momento, o Brasil já registra 117 mortes e mais de 4 mil infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com o boletim epidemiológico emitido pela Secretária de Estado da Saúde do Maranhão no domingo, 28, no estado tem 78512 casos confirmados 18.161 ativos, 1982 óbitos, 58.369 recuperados, novos casos 60 na Grande Ilha, 46 em Imperatriz e 291 nas demais regiões. Foram realizados 157.981 testes,78.540 foram descartados e 4306 suspeitos de contaminação.

Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Rosário (1), Brejo (1), Pedreiras (1), São José de Ribamar (1), Amarante do Maranhão (1), Monção (1), Colinas (1), Altamira do Maranhão (1), Bacabal (1), Paulo Ramos (1), Santa Inês (1), São João do Sóter (1), São Roberto (1), Vitorino Freire (2), Grajaú (2), Codó (2), Coelho Neto (5) e São Luís (15).

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

Sintomas mais comuns:

febre

tosse seca

cansaço

Sintomas menos comuns:

dores e desconfortos

dor de garganta

diarreia

conjuntivite

dor de cabeça

perda de paladar ou olfato

erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves:

dificuldade de respirar ou falta de ar

dor ou pressão no peito

perda de fala ou movimento

Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.

Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.

Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.