Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Academias foram reabertas

Dez em cada dez médicos afirmam que treinar é fundamental para manter a saúde e a alta imunidade. O que sempre foi importante agora é vital. E a boa notícia é que as academias de ginástica foram reabertas em São Luís com a adoção de protocolos sanitários. As academias Personal Group Calhau e PX Experience Península já voltaram às atividades e adotaram um rigoroso protocolo que oferece máxima segurança, inclusive a idosos e pessoas de outros grupos de risco que precisam turbinar a saúde com treinos diários.

ELAS nasceram no Dia de São João. E sempre que possível festejaram a data em grande estilo, cercadas de muitos familiares e amigos. Mas este ano, por causa da pandemia do Covid-19, a festa é virtual. Nazi Holanda de Alencar (E), Rose Mary Brunet Medeiros (C) e Teresa Lima Martins (D) são as aniversariantes do dia e, por este motivo, vão ser muito festejadas
ELAS nasceram no Dia de São João. E sempre que possível festejaram a data em grande estilo, cercadas de muitos familiares e amigos. Mas este ano, por causa da pandemia do Covid-19, a festa é virtual. Nazi Holanda de Alencar (E), Rose Mary Brunet Medeiros (C) e Teresa Lima Martins (D) são as aniversariantes do dia e, por este motivo, vão ser muito festejadas

Não, obrigada
Para acabar com as especulações em torno de sua “possível” indicação para a vaga de Abraham Weintraub, a professora Claudia Costin publicou uma curta mensagem em suas redes:
“Queridos amigos, frente a várias perguntas e até matérias de jornal sobre a possibilidade, gostaria de informar que, nas atuais condições, não pretendo ser ministra da Educação”.
O fato remete a um episódio que teria acontecido aqui, há muitos anos, com um líder empresarial de muito prestígio no estado.
Ao procurar o então governador Pedro Neiva de Santana para dizer que não sabia o que responder às pessoas que estavam lhe perguntando se iria ser o novo secretário da Indústria e Comércio, ouviu a reposta de bate-pronto:
– “Diga que foi convidado e não aceitou”.


Transparência
Nomes de pessoas conhecidas em diversas comunidades, inscritas e beneficiadas com o auxílio emergencial foram identificadas na listagem liberada pela Controladoria-Geral da União.
Para desespero de quem recebeu irregularmente, o Portal da Transparência passou a disponibilizar uma lista com os nomes de todos os beneficiários que receberam o auxílio emergencial do governo federal.
Agora, qualquer cidadão pode fiscalizar quem recebeu o benefício e as parcelas creditadas.
O portal traz, também, um canal de denúncias para quem deseja apontar alguma irregularidade. A opção pode ser encontrada no ícone “Auxílio Emergencial”.
Auxílio emergencial já beneficiou 63,5 milhões de pessoas.
O presidente Jair Bolsonaro fez um rápido balanço ontem, indicando que, “em menos de 3 meses, mais de 63,5 milhões de brasileiros receberam o auxílio emergencial, totalizando R$ 81,3 bilhões”.


Gestão inovadora
Uma empresa genuinamente maranhense está conseguindo manter todos os 1739 postos de trabalho diante da pandemia de Covid-19.
É a Maxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial Eireli.
O resultado vem sendo conquistado com planejamento, inovação e o compromisso conjunto da direção executiva e colaboradores, que enfrentam os desafios da crise sanitária sem desviar o foco dos clientes e negócios.
O diretor-financeiro Carlos Camargo afirma que essa conquista resulta de ações estratégicas, profissionalismo, união e comprometimento de todos.
A Maxtec é uma das principais referências do Estado no trabalho conjunto de ressocialização de apenados.
A iniciativa integra o programa Começar de Novo, parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, EMAP e Maxtec.

Livro de Carlos Eduardo Bandeira

Acaba de sair o quarto livro do jovem advogado maranhense Carlos Eduardo Rodrigues Bandeira, filho único dos empresários Thatiana e César Bandeira (donos da Faculdade do Maranhão – FACAM).
Trata-se de Desmistificando a Execução Penal Brasileira, um estudo acerca da lei 7.210/84, e da ressocialização no Brasil.
Carlos Eduardo é advogado especialista em direito penal e reside em São Paulo, onde possui escritório de advocacia.
Somente depois que passar a fase crítica da pandemia do novo coronavírus, o lançamento do livro será realizado em São Luís com uma noite de autógrafos promovida pela FACAM.
Tudo indica que Carlos Eduardo venha trazendo nos braços o seu primeiro herdeiro, que deve nascer até agosto próximo e será o primeiro neto de Thatiana e César Bandeira.

TRIVIAL VARIADO

Com o crescente isolamento social, as compras feitas pela internet aumentaram. Por isso, os Correios orientam clientes e consumidores que aguardam encomendas em casa para observarem a origem de mensagens e alertas eletrônicos relativos às compras.

Tem mais: isso porque circulam pela internet mensagens que podem ocultar intenções criminosas de fraudes on-line. Segundo os Correios, muitas empresas se passam por confiáveis para atrair clientes, mas usam técnicas para “fisgar” dados pessoais, causando inúmeros prejuízos às vítimas.

Em tempo: para não cair em golpe, os Correios afirmam que não enviam mensagens eletrônicas sem a prévia autorização dos clientes e não dão permissão para que terceiros façam isso em
nome da agência.

Ainda: a empresa reitera que os usuários dos serviços estejam atentos e não cliquem em links e nem abram arquivos ou mensagens suspeitas. Ou seja: todo cuidado é pouco.

Estreia marcada: está confirmada para 5 de julho a estreia de Carolina Ferraz na apresentação do “Domingo Espetacular” da Record, formando dupla com Eduardo Ribeiro. Carolina tem uma sósia em São Luís, tão linda quanto ela.

Uma pesquisa do Instituto Paraná no país revela que 66% dos brasileiros não confiam nos números oficiais sobre a Covid. Curiosos são os motivos: 35% acham que os números são inflados, e outros, que mascaram a realidade incubada.

Dono de faculdades em São Luís, que prefere não se identificar, ao ser abordado sobre o que espera do novo ministro da Educação, foi curto e grosso: “Alguém sensato e com capacidade para conversar”. Traduzindo: Abraham Weintraub não tinha nenhuma das duas qualidades.

O ex-ministro e deputado federal Osmar Terra comenta que “a ciência mostra que cuidados de proteção individual e de grupo de risco, com muita testagem, reduzem vítimas, sem destruir a economia”.

E arremata: “Não esqueçamos que as mais de 50.000 vítimas fatais da Covid-19 foi em plena quarentena e lockdown decretados pelos Governadores!”.

DE RELANCE

O arraial virtual
A retomada dos festejos juninos de São Luís, em ambiente digital, por causa da pandemia do novo coronavírus, amplia e reinventa os costumes apropriados a esses festejos tradicionais, desde a arte culinária à música, à coreografia, ao figurino típico desta época do ano nesta Capital. A mistura de sabores e ritmos ajuda a transformar uma nova festa, este ano, com a diferença de mudança de suporte, deixando a dança agarradinha provisoriamente de lado para curtir as surpresas do arraial virtual e seus artistas.


O arraial virtual 2
Saem fortalecidas, com o caldeirão junino, as variadas culturas desta região, bem representadas nas toadas de bumba meu boi, no tambor de crioula, no xote, no xaxado, no coco, no maxixe, no baião, agora, também nas novas tendências, ainda em fase de aceitação, como é o forró universitário. A silhueta do arraial, nesta perspectiva, corresponde a um momento de resgate de ritmos consagrados nos anos 1940 e 1950, quando o Nordeste, vestido com o chapéu cortado de Lampião, ocupou as estações de rádio do Rio para ensinar como se dança o baião.


O arraial virtual 3
Hoje, as brincadeiras de bumba meu boi e os forrós precisam ser virtuais, ganharam o nome de lives e constituem shows ao vivo transmitidos pela internet. Nesta Capital, as lives começaram no início de junho e seguem até o fim do mês, quando são celebrados São Pedro e São Marçal. Amarga que nem jiló é a saudade dos embalos no ritmo das toadas, mas assim como não havia previsão da infestação mundial de Covid-19, não está descartada a volta do arraial junino presencial no próximo ano, como surpresa positiva.


O arraial virtual 4
A profissionalização dos festejos juninos de São Luís foi um marco: ao ver-se representadas, bandas trilharam novos rumos, grupos brincantes do rico bumba meu boi deixaram guardadas suas fitas e pedrarias, quadrilhas reativaram suas danças e, agora, renovam a alegria da festa mais animada da região, por celular e computador.


Covid-19 e Dexametasona
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de pedir um aumento na produção de dexametasona, um potente corticoide que demonstrou ser eficaz no tratamento de pacientes graves com covid-19. De acordo com os primeiros resultados do ensaio clínico britânico Recovery publicado na semana passada, a dexametasona reduz a mortalidade em um terço entre os pacientes com covid-19 mais graves. Este medicamento é o primeiro a mostrar melhora entre os portadores de coronavírus, no momento em que ainda não há vacina. Já é usado em muitas indicações por seu poderoso efeito anti-inflamatório.

Declaração de MEIs
O governo federal lançou campanha de utilidade para ajudar os microempreendedores individuais, mais conhecidos por MEIs, a entregar dentro do prazo a Declaração Anual chamada pela sigla DASN. Segundo a divulgação oficial, faltam apenas três dias para fazer a declaração que pode ser preenchida pela internet e sem a necessidade de intermediação de profissional da área. Entregar a declaração na data certa será importante para o contribuinte porque vai evitar as dolorosas multas, além da perda de direitos dos benefícios de Previdência e Assessoria.


Declaração de MEIs... 2
Os MEIs cuja abertura de firma se deu até 31 de dezembro devem declarar, mesmo se não tiverem faturamento, pois a instabilidade do mercado tem tido forte impacto na expectativa de rendimentos: os itens referentes a entrada de capital devem, então, ser grafadas com todos os zeros. Quem tiver mais dificuldade em enviar pela internet, seja por falta de conhecimento ou equipamento, pode entregar a declaração anual nas prefeituras ou em uma das unidades do Sebrae.

Para escrever na pedra:
“A derrota na competição e no treinamento não deve ser uma fonte de desânimo ou de desespero. É sinal da necessidade de uma prática maior e de esforços redobrados.” De Jigoro Kano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.