Live

Visões sobre a história do Maranhão

O historiador maranhense Euges Lima recebe a escritora Mary del Priori em live hoje, às 16h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Mary Del Priore participa de live
Mary Del Priore participa de live (Mary del priore)

SÃO LUÍS-Uma das mais festejadas historiadoras da atualidade, com dezenas de livros publicados, muitos deles bestsellers, Mary del Priori é presença confirmada na live “Lorde Cochrane, o Marquês do Maranhão”, promovida pelo historiador e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Euges Lima. A transmissão será hoje, às 16h, no Instragram @eugeslima.

Mary del Priori é ganhadora de vários prêmios literários renomados, nacionais e internacionais, também membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), além de outras sociedades acadêmicas e literárias. É membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). É autora de livros como “Histórias da gente brasileira”, “Dona Maria I”, “Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo”, “Documentos históricos do Brasil”, entre outros.

Na oportunidade, ela falará, entre outros assuntos, sobre o seu novo trabalho, um livro que trata do Lorde Thomas Cochrane, figura polêmica, personagem que teve uma participação importante no contexto da Independência do Maranhão (1823) e do Norte do Brasil e que recebeu de D. Pedro I, o título de Marquês do Maranhão após ter sufocado a resistência dos portugueses contra a independência do Brasil no Maranhão.

Para o historiador Euges Lima, o anfitrião da live, as transmissões via internet se tornaram ferramentas imprescindíveis nestes tempos de pandemia. “As lives estão aproximando as pessoas, levando a elas o que antes se dava de forma presencial. Nesse sentido, essa live é interessante porque trata da nossa história do Brasil, da Independência, da história do Maranhão, de um personagem polêmico, controvertido, que faz parte da nossa história”, diz o historiador.

Para ele, é necessário que as pessoas conheçam e entendam mais sobre história. “É importante conhecermos mais sobre nossa história, em especial a História do Maranhão. O público-alvo, são os interessados e amantes da História do Brasil e do Maranhão e que podem se fascinar com a brilhante narrativa da Mary Del Priore. Fiz o convite a ela e ela topou, fazer esse bate-papo sobre o tão controvertido Marquês do Maranhão. Não percam”, convida Euges Lima.

A live é mais uma oportunidade de revisitar a história. “É sempre importante, pois a história é dinâmica e está sempre sendo revisitada, sendo relida e mudando, pois, os olhares sobre o passado vão mudando conforme o tempo, conforme as novas gerações de historiadores. O passado está sempre sendo reconstruído e isso traz novidades, novas interpretações e novos olhares”, assevera o historiador.

Saiba Mais

Lorde Cochrane foi um almirante escocês que se distinguiu nas lutas navais das guerras napoleônicas. Foi contratado pelos patriotas chilenos e peruanos para combater a Espanha nas guerras da independência. D. Pedro I contratou-o para organizar a marinha de guerra brasileira e submeter as rebeliões nas províncias de Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará. Cochrane não se julgou bem pago e saqueou o tesouro do Maranhão. D.Pedro I antes o havia feito marquês do Maranhão, título que figura com destaque no seu túmulo na abadia de Westminster, em Londres.

*Fonte: Revista Navigator - Vasco Mariz

Serviço

O quê

Live “Lorde Cochrane, o Marquês do Maranhão”, com Mary del Priori e Euges Lima

Quando

Hoje, às 16h

Onde

Instagram @eugeslima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.