Dia do Tambor de Crioula

Para preservar a história e a memória do tambor

Programação alusiva ao Dia Nacional do Tambor de Crioula, comandada pela Casa do Tambor de Crioula, terá continuidade hoje e amanhã, pelo Instagram @casadotambor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Dia do Tambor é celebrado nesta quinta-feira
Dia do Tambor é celebrado nesta quinta-feira (tambor de crioula)

SÃO LUÍS- A programação alusiva ao Dia Nacional do Tambor de Crioula (18 de junho), sob a responsabilidade da Casa do Tambor de Crioula, via Instagram (@casadotambor), terá continuidade hoje e amanhã, com tbt, live e Quis com premiação. As atividades tiveram início na terça-feira (16), com exibição de websérie, exposição e apresentação.

Hoje de manhã, às 10h, será exibido um vídeo (#tbt) com a programação realizada no ano passado, na Casa do Tambor de Crioula. À tarde, por volta das 17h, haverá bate-papo durante live com o Mestre Lázaro, coordenador do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula do Maranhão, direto da Casa do Tambor de Crioula.

Quiz - Amanhã, será a vez de um Quiz, com premiação de três kits “Salvaguarda do Tambor”, contendo um dossiê de registro, dois DVDs e três CDs. Para o diretor da Casa do Tambor, Neto de Azile, a programação virtual foi uma forma de garantir a comemoração que todos os anos acontece no mês de junho e que, desta vez, será diferente, por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Nós estamos fortalecendo o sentimento de identidade e preservando a história e a memória dessa expressão cultural reconhecida, desde 2017, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e minimizando os efeitos negativos do distanciamento social”, destacou Neto de Azile, informando que a data comemorativa dessa expressão cultural genuinamente maranhense foi estabelecida pela Lei 13.248 de 12 de janeiro de 2016.

A Casa do Tambor de Crioula é um espaço cultural destinado a exposições, apresentações /vivências, e de atividades de ensino e formação – oficinas de saberes tradicionais (ritmo/dança, confecção de indumentárias e de tambores, artesanato e outras formas de produção material e imaterial sobre a manifestação).

Serviço

O quê

Programação em homenagem ao Dia Nacional do Tambor de Crioula

Quando

De hoje até sexta-feira, a partir das 10h

Onde

Instagram (@casadotambor

Programação

Hoje

10h – Apresentação realizada em 2019 na Casa do Tambor de Crioula – tbt
17h – Papo com o coordenador do comitê gestor da salvaguarda do Tambor de Crioula do Maranhão, Mestre Lázaro

Amanhã

10h – Quiz com premiação de 3 Kits da salvaguarda do Tambor de Crioula do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.