Doação

Academia Brasileira de Letras e Biblioteca da Câmara dos Deputados doam livros a comunidades

Ação social faz parte de protocolo firmado em 2019 entre a ABL e a Câmara dos Deputados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Doações fazem parte de protocolo firmado em 2019
Doações fazem parte de protocolo firmado em 2019 (livro)

Rio - A Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Biblioteca da Câmara dos Deputados realizaram doações de livros a diversas comunidades carentes e hospitais de todo o país. A iniciativa é contemplada pelo acordo de cooperação assinado em 2019 entre a Câmara dos Deputados e a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e promover ações de valorização da leitura.

Dentre essas ações, além das edições publicadas de forma conjunta – como o lançamento da obra “Imortais: patronos e fundadores da Academia Brasileira de Letras” – estão as doações de livros para composição de bibliotecas públicas em áreas carentes do Brasil.

A ação social conjunta tem atendido regiões de todo o Brasil. Até o momento, mais de 55 kits foram enviados e o projeto seguirá assistindo diversos segmentos da sociedade, como asilos, que estarão dentre os próximos contemplados.

“É preciso ampliar o índice de solidariedade em nosso país. As comunidades mais vulneráveis encontraram formas criativas e rápidas para preencher o grande vazio republicano. Mas é necessário e urgente ampliar a participação cidadã. Nosso desejo é incluir na cesta básica um livro”, preconiza o presidente da ABL, Marco Lucchesi.

A ABL, com essa parceria institucional, reforça o seu compromisso de viabilizar o acesso à cultura e ao conhecimento, como já vem realizando através de ações próprias ou no escopo de outros protocolos de cooperação assinados com importantes organizações. Esses projetos culminam em ações de responsabilidade social para a formação de bibliotecas em comunidades quilombolas e indígenas, além de unidades prisionais e escolas públicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.