Venceu Festival

Ator maranhense apresenta trabalho premiado em live

Domingos de Almeida venceu o Festival Virtual Cenas Curtas de Teatro do LuAr e exibirá cena nesta quinta-feira, às 20h, no projeto Do Nosso Jeito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O ator maranhense Domingos de Almeida
O ator maranhense Domingos de Almeida (Domingos de Almeida)

São Luís - O ator maranhense Domingos de Almeida apresentará a cena vencedora do Festival Virtual Cenas Curtas de Teatro do LuAr nesta quinta-feira (11), às 20h, nas redes sociais da Universidade Federal do Maranhão (@cultura.ufma e ufma.cultura). Com “Seguindo em Frente”, adaptação do monólogo “Filho da Coragem, Filho do Nordeste”, de Raul Lenk, Domingos de Almeida venceu o festival nacional, realizado pela Escola Lugar de Arte (LuAr), no Rio de Janeiro (RJ).

Maranhense de Alto Alegre do Pindaré, Domingos de Almeida é graduado em Jornalismo pelo Campus de Imperatriz da Ufma, mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Unila (PR), e doutorando na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquisa o tema “Culturas e Identidades na América Latina”. "A vitória no Festival de Teatro aqui no Rio de Janeiro é o reconhecimento ao meu trabalho de anos", disse Domingos de Almeida.

Sobre a cena premiada, ele conta que estava buscando um texto curto para gravar para o seu canal no YouTube, durante um projeto que estava desenvolvendo chamado Recital Poemas em Línea, que consistia em publicar um poema recitado em vídeo durante 30 dias. “Nessa busca encontrei esse texto na página do autor Raúl Lenk no facebook e me identifiquei de imediato, porque traz um enredo muito próximo da minha realidade de nordestino que teve que deixar a família para estudar fora. Então fui buscar elementos de quando morava no interior do Maranhão para compor a encenação”, diz o ator.

O anúncio do prêmio foi realizado no dia 3 deste mês, em transmissão ao vivo na página da Luar, no Instagram. Escolhida pelo público, por meio de votação eletrônica, a cena vencedora concorreu com trabalhos teatrais de vários estados brasileiros. Único representante do Maranhão no festival, Domingos de Almeida é ator desde 2008.

A apresentação integra o Projeto Do Nosso Jeito, realizado pela UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac). O projeto oferece programação multicultural online com apresentações musicais, performances artísticas, oficinas e palestras de personalidades ligadas à arte e à cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.