Sem consulta prévia

MP permite que Weintraub escolha reitores temporários de universidades federais durante a pandemia

A MP foi publicada na edição desta quarta-feira (10) do "Diário Oficial da União" (DOU) e já está em vigor

Com informações G1 e UOL Notícias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Weintraub)

Brasília – Foi publicada nesta manhã na na edição desta quarta-feira (10) do "Diário Oficial da União" (DOU) MP que permite o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolher reitores temporários de universidades federais durante a pandemia. A Medida Provisória (MP) foi editada pelo Presidente Jair Bolsonaro.

O texto exclui a necessidade de consulta a professores e estudantes ou a formação de uma lista para escolha dos reitores.

"Não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19", diz o texto.

A MP já está em vigor. No entanto, para não perder a validade, a MP precisa ser votada pela Câmara e pelo Senado antes do fim de seu prazo de vigência. Ela vale para as instituições em que o mandado do reitor se encerra durante a pandemia.

Em nota para a imprensa, a Andifes, entidade que representa os reitores das federais, informou que irá buscar contestar a validade da MP.

Em 2019, o governo interveio na nomeação de ao menos 6 reitores que foram eleitos naquele ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.