Higiene

Cuidados na hora de fazer doação de leite materno

No site Primeiros 1000 Dias, é possível encontrar serviços de localização de bancos de leite e informações sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento saudável dos bebês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Doação de leite materno deve obedecer algumas regras de higiene
Doação de leite materno deve obedecer algumas regras de higiene (doação de leite)

SÃO PAULO- Assim como o cuidado e o estímulo, a nutrição nos Primeiros 1000 Dias de vida é essencial para garantir o crescimento e desenvolvimento infantil. E nenhum alimento é mais completo e indicado para os bebês do que o leite materno. No entanto, nem todas as mães podem ou conseguem amamentar seus filhos e, nesses casos, a doação de leite materno ajuda inúmeros bebês a contarem com esse precioso alimento que além de nutrir, auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico e na digestão.

A Danone Nutricia vem lembrar da importância do leite materno e conscientizar a sociedade sobre a doação. No site dos Primeiros 1000 Dias , causa apoiada por Danone Nutricia que reconhece esse período compreendido entre a gestação e os dois anos de idade como fundamental no crescimento e desenvolvimento da criança, é possível encontrar um localizador de postos de coleta e de bancos de leite . A iniciativa visa facilitar o acesso a estas instituições que, além de coletar e doar o leite para quem precisa, promovem uma série de campanhas e cuidados para apoiar gestantes e mães recentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação exclusiva deve acontecer até o sexto mês de vida, podendo ser estendida até os dois anos ou mais. Durante a pandemia de Covid-19, os estoques dos bancos de leite brasileiros têm caído, impactados pelo isolamento social, mas os bancos de leite informam que a doação pode ser feita normalmente. Para doar nem é preciso sair de casa; basta observar as condições adequadas de proteção, cuidado e higiene e, tomando todas as precauções necessárias, fazer a entrega do leite nos postos de coleta.

Doações

Qualquer mãe que esteja produzindo uma quantidade de leite maior do que o bebê consome pode contribuir realizando doações para bancos de leite ou postos de coleta. Basta entrar em contato com uma dessas instituições e se informar sobre como doar e quais os protocolos a serem seguidos.

A ordenha pode ser feita em casa, preferencialmente, depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias, de modo manual ou com o uso de bombas de extração de leite. Após ser retirado, o líquido deve ser armazenado em um recipiente de vidro esterilizado com tampa de plástico, geralmente fornecido pelo estabelecimento de coleta.

Apesar de ser um procedimento simples, é preciso ficar atento a medidas específicas de higiene e armazenamento e, nesses tempos de pandemia, redobrar os cuidados.

Confira abaixo as orientações para fazer a ordenha:

• Escolher um lugar confortável, limpo e tranquilo.

• Cobrir os cabelos utilizando uma touca ou um lenço.

• Utilizar uma máscara ou uma fralda de pano sobre o nariz e a boca.

• Lavar as mãos com bastante água e sabão, esfregando-as por, no mínimo, 20 segundos.

• Lavar as mamas apenas com água e secar com uma toalha limpa.

• Forrar com um pano limpo o local onde for apoiar o frasco e a tampa, previamente esterilizados.

• Adotar uma posição confortável, deixando os ombros relaxados e um pouco inclinados para frente.

• Evitar conversar durante a ordenha.

• Massagear as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo.

• Colocar o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os dedos indicador e médio abaixo dela.

• Firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo, apertando o polegar contra os outros dedos, até sair o leite.

• Desprezar os primeiros jatos de leite.

• Para esvaziar todas as partes da mama, mudar a posição dos dedos.

• Após terminar a coleta, fechar bem o frasco e anotar na tampa a data e hora da coleta.

• Imediatamente guardar o frasco fechado no refrigerador e contatar o banco de leite.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno é o melhor alimento para o bebê. Ele contém gorduras, carboidratos e proteínas na medida exata para promover o crescimento saudável. Além disso, possui substâncias que fortalecem a imunidade, como anticorpos, fatores imunes, enzimas e células brancas do sangue, que protegem contra uma série de doenças e infecções, reduzindo o risco de alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade.

Antes de serem distribuídas para quem precisa, ao chegarem ao banco de leite todas as doações são pasteurizadas, aquecidas a 62,5°C durante 30 minutos, para que eliminem a presença de vírus como o do HIV e hepatite. Além disso, passam por uma série de testes, como medida de acidez, teor de gordura e controle de contaminação por bactérias. Tudo para assegurar que não ofereça nenhum tipo de risco à saúde do bebê que recebem a doação.

O leite extraído pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas, ou no congelador por até 3 meses. Coloque-o na prateleira da geladeira, e não na porta, para garantir que ele seja guardado a uma temperatura constante. Depois de descongelado, o leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas.

Fontes:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.