Espetáculo

"Malala, a menina que queria ir para a escola" está disponível no Youtube

Adaptação do livro da jornalista Adriana Carranca poderá ser vista online pela primeira vez; estreia é neste sábado (30).

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Cena de  "Malala, a menina que queria ir para a escola"
Cena de "Malala, a menina que queria ir para a escola" (espetáculo malala)

SÃO PAULO- O elogiado espetáculo infanto-juvenil "Malala, a menina que queria ir para a escola", adaptação teatral do livro-reportagem da premiada escritora e jornalista Adriana Carranca, está disponível no YouTube do Itaú Unibanco, para que todos que não tiveram a oportunidade de vê-lo ao vivo possam aproveitar a peça diretamente de suas casas, respeitando as regras de isolamento social. Exibida em São Paulo durante temporada no segundo semestre 2019, a peça ficará disponível no canal do banco, em ação inédita para disponibilizá-la de maneira digital. Acesse aqui

Idealizado pela atriz Tatiana Quadros, com direção de Renato Carrera, adaptação de Rafael Souza-Ribeiro e canções originais de Adriana Calcanhotto, o espetáculo que narra a viagem de Adriana Carranca ao Paquistão, dias depois do atentado à vida de Malala por membros do Talibã, por defender o direito de meninas à educação.

"Transformação. Esta foi a palavra que tomei como norte para a encenação. O espetáculo narrado por oito atores e um músico, é localizado num quintal brasileiro. O quintal mágico onde tudo se transforma: peteca vira caneta, balão vira abóbora, tijolo vira cadeira. Uma casa vira escola. Com coreografias, projeção e percussão ao vivo, os atores se dividem em diversos personagens. Revisitamos nossas brincadeiras de quintal para encontrar a Malala que existe dentro de cada um de nós. Criança ou adulto. Um papel e uma caneta podem mudar o mundo e eles estão em nossas mãos", afirma o diretor Renato Carrera.

A peça teve apresentações no Rio de Janeiro, Curitiba e curta temporada em Vitória e Uberlândia antes de São Paulo - cidade na qual recebeu o patrocínio do Itaú Unibanco, que promoveu em 2018 um debate sobre educação e empoderamento feminino com a presença de Malala, mediado por Adriana Carranca. A educação é uma das causas do Itaú, que além do debate também produziu um documentário sobre a trajetória da ativista paquistanesa e fez uma versão digital do livro de Adriana Carranca sobre a história de Malala, com recursos audiovisuais, inserida dentro do projeto Leia para uma Criança.

Após sua estreia em outubro de 2018, o espetáculo realizou 83 apresentações, alcançando um público de 38 mil pessoas. Com a compra dos direitos de exibição online pelo Itaú, 22 profissionais envolvidos na peça - entre autores, diretores, elenco, músicos, editores e produtores - serão diretamente beneficiados, em um momento em que a classe teatral está impossibilitada de trabalhar devido às restrições de eventos.

"Malala, a menina que queria ir para a escola" estreia neste sábado (30) às 16h, em www.youtube.com/itau. A versão que ficará disponível online foi editada especialmente para o ambiente digital e terá cerca de 50 minutos, tornando a experiência de assistir ao espetáculo pela TV ou computador mais confortável para os espectadores. A peça é indicada para crianças e adolescentes de todas as idades e ficará no canal do banco até 30 de setembro, podendo ser acessada a qualquer momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.