Novidade

São João com irreverência nas ondas da Rádio Mirante FM

Programa "Barracão Pão com Ovo" estreia nesta segunda, às 13h, sob o comando do radialista João Marcus e dos personagens Clarisse Milhomem, Dijé e Ribamar, vividos pelos atores César Boaes, Adeilson Santos e Davyd Dias, respectivamente

Evandro Júnior/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

SÃO LUÍS- Apesar da pandemia do novo coronavírus, o São João em São Luís não passará em brancas nuvens. Pelo menos se depender da Rádio Mirante FM, que na segunda-feira (1º) estreia o programa “Barracão Pão com Ovo”. A proposta, que vai ao ar das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira, até o dia 30, será apresentada pelo radialista João Marcus e pelos personagens caricatos Clarisse Milhomem (César Boaes) e Dijé (Adeilson Santos), além das participações eventuais de Ribamar (Davyd Dias), estrelas da comédia Pão com Ovo, um grande sucesso de bilheteria no Maranhão e em outras capitais brasileiras.

O propósito do “Barracão Pão com Ovo” é cobrir a lacuna da animação que costuma invadir os terreiros juninos nesta época do ano no Maranhão, já que a programação foi descartada, em decorrência dos decretos estaduais de isolamento social que suspenderam eventos em todo o estado.

Segundo o coordenador artístico da Rádio Mirante FM, Evandro Costa, a ideia do programa com a participação da trupe do “Pão com Ovo” é um projeto antigo e que vinha sendo protelado em razão da agenda cheia dos artistas, pois nesta época do ano eles sempre estavam viajando para apresentações do espetáculo teatral homônimo.

Evandro Costa fala que o projeto já estava sendo idealizado há tempos
Evandro Costa fala que o projeto já estava sendo idealizado há tempos

“Agora, como os eventos estão suspensos, incluindo as apresentações teatrais, os atores puderam aceitar o convite e nós concretizaremos o sonho de levá-los para o nosso estúdio e brindar os ouvintes e internautas com um programa alegre, divertido, engraçado e musical”, diz o coordenador, acrescentando que o programa, nas segundas, quartas e sextas-feiras, também será transmitido pelo aplicativo oficial da emissora, possibilitando que os ouvintes/internautas possam ouvir e ver o que acontece no estúdio.

Evandro Costa antecipou que o programa será marcado por homenagens a personalidades e grupos folclóricos, os quais se dedicam a manter viva a cultura maranhense. Na estreia, a reverenciada será a radialista Helena Leite (in memoriam), que em vida se dedicou a divulgar o São João do Maranhão, inclusive comandando um grupo folclórico de grande representatividade: Boi da Pindoba.

“As homenagens ocorrerão com entrevistas por telefone ou WhatsApp e por intermédio da execução das músicas executadas por artistas ou grupos folclóricos, as quais figuram no cancioneiro junino local. As nossas expectativas são as melhores e temos a certeza de que ouvintes e internautas gostarão do que estamos propondo, para que o nosso São João não reste triste, já que não teremos aquela alegria contagiante dos arraiais nos quatro cantos da cidade”, enfatiza Evandro Costa.

Para o ator César Boaes, que dá vida à personagem Clarisse Milhomem (na peça, ele interpreta uma socialite que não perde a pose, apesar da decadência financeira), o programa é um sonho que começa a se concretizar.

“Nós sempre tivemos a vontade de fazer rádio, mas não conseguíamos por falta de tempo. É uma experiência realmente nova, pois se trata de outra plataforma de comunicação. Nós viemos do teatro, fomos para a televisão e, agora, sentiremos as emoções das ondas do rádio. Durante o programa, aproveitaremos para falar com as comunidades sobre diversos assuntos, inclusive sobre a cadeia produtiva da cultura popular maranhense. É uma expectativa imensa e chega a dar um frio na barriga, mas acreditamos bastante no sucesso desse projeto”, afirma César Boaes.

João Marcus comandará o programa
João Marcus comandará o programa

Alto astral

O radialista João Marcus, que comandará o programa ao lado dos atores, também está na expectativa. Ele associará seu alto astral característico no comando de programas na Rádio Mirante FM à irreverência dos convidados. Além disso, contribuirá com seu vasto conhecimento sobre musicalidade na cultura popular para apresentar um diversificado e rico repertório.

“A ideia é fantástica, pois poderemos nos transportar até um arraial junino. É uma felicidade muito grande para mim, que gosto de São João e sempre participei dessa festa, inclusive nos arraiais, apresentando os grupos folclóricos no palco ou conduzindo as barracas de forró pé de serra. Minhas expectativas são as melhores. Afinal, são atores talentosos e que farão toda a diferença no estúdio”, diz João Marcus.

César Boaes, Adeílson Santos e Davyd Dias são bastante conhecidos no Maranhão. Eles conseguiram conquistar um numeroso público graças ao talento para interpretar esquetes que retratam a sociedade e refletem as diferenças sociais marcantes do Brasil. O espetáculo “Pão com ovo”, uma comédia em estilo “nonsense”, já foi apresentada inclusive no exterior. Em todos os teatros onde aportam, os atores conseguem atrair platéias diversificadas e garantem risadas do início ao término.

As duas personagens principais são antagônicas, pois uma (Clarisse) representa o topo da pirâmide social e a outra (Dijé), as classes menos favorecidas. A diferença de linguagens e o duelo de ideologias costuram a história, garantindo um humor leve, sem apelações e marcado por uma leitura fiel das diferenças sociais no país. “Toda essa irreverência, nós levaremos também para esse programa radiofônico, mantendo as características fortes de cada personagem, pois eles ganharam vida própria, independentemente do espetáculo”, finaliza César Boaes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.