Leite materno

Maranhão está com baixos estoques em banco de leite materno

Capacidade ideal para crianças que nascem prematuras e/ou de baixo peso e estão internadas nas Unidades Neonatais é de 20 litros por dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Dependendo do peso do bebê, até 1 ml de leite é suficiente para nutrir o recém-nascido a cada refeição. Cada pote de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos
Dependendo do peso do bebê, até 1 ml de leite é suficiente para nutrir o recém-nascido a cada refeição. Cada pote de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos (Leite materno)

São Luís - Os estoques dos quatro Bancos de Leite Humano do Maranhão estão com uma quantidade baixa de leite materno para distribuição, contando atualmente com cerca de 73 litros no total. A capacidade ideal para ajudar as crianças que nascem prematuras e/ou de baixo peso e estão internadas nas Unidades Neonatais do estado é de 20 litros por dia, o que mostra necessidade da doação do leite materno. O leite humano ajuda a salvar a vida desses bebês.

Nayra Oliveira, mãe do Kallel de apenas dois meses, passou a doar leite materno toda semana. “Se você é mãe e pode doar leite ou se você doava leite e parou de doar com medo do coronavírus, continue a doar”, pede.

Recém-nascido

Dependendo do peso do bebê, até 1 ml de leite é suficiente para nutrir o recém-nascido a cada refeição. Cada pote de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos. Além disso, o frasco não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano.

A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, detalha como deve ser o armazenamento do leite materno. “O leite deve ser armazenado em frasco de vidro limpo e fervido por pelo menos 15 minutos com tampa plástica rosqueável. O frasco deve ser etiquetado com nome da mãe, data e hora da primeira coleta e guardado no congelador por até 10 dias depois da primeira coleta.”

O Maranhão possui quatro Bancos de Leite Humano espalhados pelo estado, sendo dois na capital, São Luís, um em Imperatriz e outro em Caxias. Por causa da pandemia do coronavírus, o funcionamento está sendo realizado primeiramente pelo contato telefônico, para que possa se verificar a melhor forma de fazer a coleta.

Referência

A unidade de referência fica na capital, no Hospital e Maternidade Marly Sarney, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Mais informações para doação podem ser recebidas pelo telefone (98) 3245-3457. Repetindo: (98) 3245-3457.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.