Hospital

Senador denuncia hospital fechado em Carolina em meio à pandemia da Covid-19

Roberto Rocha lembrou que foram gastos mais de R$ 7 milhões para a construção da unidade entregue em 2018, mas jamais inaugurada

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Senador Roberto Rocha cobra abertura de hospital de Carolina
Senador Roberto Rocha cobra abertura de hospital de Carolina (Roberto Rocha)

O senador Roberto Rocha (PSDB) utilizou o seu perfil em rede social, para denunciar o Governo do Estado por jamais ter inaugurado - mesmo diante da pandemia do Covid-19 -, o Hospital de 20 leitos na cidade de Carolina.

Segundo o parlamentar, após investimentos de R$ 7 milhões conveniados junto ao BNDES e mais de quatro anos após iniciada a obra, o Executivo Estadual retardou a inauguração da unidade.

Na denúncia, Rocha apresenta documentos - reportagens institucionais e fotos do hospital - segundo ele, com obras já concluídas -, e lembra que o país enfrenta com outras nações a mais grave pandemia da história.

“Por que o Maranhão está perdendo a guerra contra o Coronavírus? Os maranhenses precisam saber a verdade”, pontuou o senador.

A obra do hospital foi viabilizada por meio do Programa Saúde é Vida, da gestão Roseana Sarney e teve a pedra fundamental lançada no final daquela administração, em 2014. Os recursos foram todos assegurados pelo BNDES para a conclusão dos serviços já no primeiro ano de mandato do governador Flávio Dino (PCdoB), em 2015.

O chefe do Executivo Estadual, que está no exercício do segundo mandato, chegou a fazer uma visita técnica nas obras em 2017, dois anos depois, coordenadas pelas Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

A vistoria ocorreu em 8 de julho daquele ano, na comemoração de aniversário da cidade de Carolina.

Naquela ocasião, com uma agenda extensa, Dino realizou a inauguração da reforma de uma escola de ensino médio, de um Batalhão do Corpo de Bombeiros, assinou ordem de serviço para a pavimentação de ruas e avenidas e visitou as obras do hospital de 20 leitos. A promessa era de inauguração em 2018.

Outro lado

A Secretaria Estadul de Saúde (SES) foi acionada por O Estado para comentar as acusações do senador Roberto Rocha, mas até o fechamento da edição, não obteve resposta. l

Mais

Roberto Rocha criticou a política de saúde pública adotada pela gestão de Dino e cobrou a inauguração do hospital de 20 leitos em Carolina.

“Flávio Dino não teve a iniciativa de fazer nenhum hospital em dois mandatos como governador. O que existe recebeu pronto, contratado ou licitado com dinheiro do BNDES e conta”, enfatizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.