Covid-19

Sem lockdown, casos de Covid seriam o triplo na Ilha, defende Governo

Executivo se baseia em estudo realizado pelo professor Allan Kardec; segundo pesquisa, sem as medidas restritivas, Ilha poderia ter mais de 30 mil casos

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Secretário Carlos Lula apresentou gráfico com dados sobre contaminação e fez relação com lockdown
Secretário Carlos Lula apresentou gráfico com dados sobre contaminação e fez relação com lockdown (Carlos Lula)

O Governo do Maranhão defende a tese de que, sem a decretação do lockdown na Região Metropolitana de São Luís, a partir de cumprimento pelo Executivo de determinação judicial da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, o número de casos de Covid-19 na Ilha poderia ser três vezes maior do que o atualmente registrado.

De acordo com o último boletim divulgado até o fechamento desta edição pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), somando quatro municípios da Ilha (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa), o total de casos seria de 9.108.

No entanto, em seu site oficial, o Governo se baseia em cálculo matemático elaborado há algumas semanas pelo professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec.

Segundo o autor do levantamento, sem as medidas restritivas adotadas na Grande Ilha durante semanas, a quantidade de casos de Covid-19 poderia ultrapassar os 30 mil, mais do que o triplo do registrado oficialmente pelo Governo.

Segundo Kardec, para o cálculo, é utilizado um método chamado de "ajustes de curvas por polinômios". De acordo com o pesquisador, a metodologia serve para mensurar possíveis valores futuros. “Pego os dados da Secretaria de Saúde, que são a soma de todos os registros até um determinado dia, e faço a diferença entre esses dias, de ontem pra hoje, de anteontem para ontem e assim sucessivamente. Tento observar como é que a Covid-19 está evoluindo no tempo", disse o autor do levantamento ao site do Governo.

Segundo Kardec, o grau de confiabilidade do resultado é de 95%. Na pesquisa, o autor não citou, por exemplo, possíveis subnotificações. Apesar dos dados apontados como positivos, o Governo do Maranhão por ora descarta qualquer decretação de novo lockdown (ou suspensão quase integral das atividades) nas próximas semanas.

No dia 25 deste mês, o Governo iniciou a flexibilização da quarentena. Estabelecimentos comerciais de mesmo eixo familiar estão liberados, desde que obedeçam às restrições sanitárias. A partir de junho, outros serviços serão autorizados.

Crítica

O senador da República, Roberto Rocha, criticou, segundo ele, a ineficácia do lockdown na Ilha. Segundo o parlamentar, a medida somente serviu para o crescimento dos casos no interior do Estado. " Ou seja, quem estava doente, foi para o interior. Daí essa explosão no número de casos", disse à Rádio Mirante AM.

Para Rocha, o lockdown deveria ter sido válido para todo o estado.

Mais

O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, disse em suas redes sociais que a redução da velocidade de contágio dos casos de Covid-19 no estado depende da população. Para o gestor, o lockdown teve "efeitos positivos". Mesmo com os elogios ao lockdown, ele também não cogita a decretação de novas medidas mais restritivas de isolamento. A nova estratégia do Governo é apostar no bom senso da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.