Espetáculos

Festival Nacional de Teatro será online

Thiago Lacerda, Leonardo Miggiorin, Mateus Ribeiro, João Fonseca e Reiner Tenente estão entre os jurados este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(teatro)

BELO HORIZONTE - De 27 a 31 de maio, será realizado a 6ª edição do Festival Nacional de Teatro, o Profesteatro, produzido pela Cia de Teatro Terceiro Sinal de Congonhas (MG). Idealizado pelo ator, diretor e produtor cultural João Sabará, promete fazer história, já que será o primeiro grande Festival Online de Teatro, de relevância nacional, com envolvimento de grupos de Teatro de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande Sul, Amazonas, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.

Serão 40 espetáculos divididos nas categorias infantil, palhaçaria, rua, comédia, alternativo, drama, monólogo e musical. O festival será transmitido ao vivo, simultaneamente, no Youtube e Facebook da Cia (@terceirosinalmg). De acordo com João Sabará, a proposta do festival é dar visibilidade às novas produções teatrais, promover o intercâmbio entre grupos, abrir espaço para novos talentos e, principalmente, movimentar a cena cultural. “Agora, nosso esforço é ainda maior neste sentido, pois vivemos juntos este momento em que todos estão em isolamento, devido ao Coronavírus, e temos que manter a arte teatral em atividade”, explica João Sabará.

O evento conta com importantes nomes da cena teatral e cultural na Banca do Júri. Estão confirmados o ator Thiago Lacerda, além de João Fonseca, famoso por dirigir grandes produções como “Tim Maia”, “Cazuza” e “Minha Mãe é uma Peça”; Reiner Tenente, revelação do Teatro Musical e fundador do CEFTEM; Ernesto Piccolo, profissional dos palcos, cinema e televisão; Mateus Ribeiro, Prêmio Reverência de Melhor Ator 2019 por "Peter Pan - O Musical da Broadway" e é considerado pela Forbes como um dos jovens mais promissores do país; Tauã Delmiro, ator, compositor, dramaturgo e diretor teatral; kayete, atriz, apresentadora, radialista, escritora, diretora e grande humorista de Belo Horizonte; Eraldo Fontiny, premiado humorista, radialista e conhecido pelo seu personagem Lili, dona do jargão “Minha Mãe Deixa” e Carlos Nunes, humorista que já levou mais 500 mil pessoas a seus espetáculos; Leonardo Miggiorin, ator e diretor com diversos sucesso da TV, teatro e cinema e Beatriz Apocalypse, diretora Grupo Giramundo.

A iniciativa da Cia de Teatro Terceiro Sinal em realizar o Festival completamente online é pioneira. O Profesteatro será o primeiro grande Festival Online de Teatro, de relevância nacional, com envolvimento de grandes nomes do teatro brasileiro.

A programação completa está disponível no link www.terceirosinal.com e a premiação acontecerá no dia 31 de maio às 20h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.