Fortalecimento

Parceria aquece comércio virtual no Maranhão

Plataforma online divulgará empreendimentos de mulheres, de quilombolas e de artesãos do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Comércio online inclui mulheres, quilombolas e artesãos do estado
Comércio online inclui mulheres, quilombolas e artesãos do estado (vendas online)

O Governo do Estado firmou parcerias para ampliar e fortalecer a Rede de Comércio Virtual no Maranhão. A iniciativa vai garantir que empreendimentos de mulheres, comunidades tradicionais, quilombolas e artesãos de todo território maranhense também, tenham espaço específico para vender suas produções na plataforma ReSolVi (Rede Solidária de Comércio Virtual).

A oportunidade é resultado de uma grande articulação que a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) está fazendo com várias instituições, a fim de promover o acesso desses empreendedores ao mercado online, incentivar a geração de renda e fortalecer o comércio virtual no Maranhão.

“Estamos integrando as políticas públicas, no Governo do Estado, com o intuito de ampliar os resultados, alcançar a população e ajudá-la a superar este momento difícil”, frisou o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves.

Jowberth Alves informa que já foram fechadas parcerias com a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AgemSul), Secretarias de Estado de Igualdade Racial (SEIR), da Mulher (SEMU) e do Turismo (Setur). “Vamos estender o diálogo, também, a outras organizações. Unidos vamos reerguer o comércio e a economia do Maranhão”, anunciou o secretário.

O presidente da AgemSul, Frederico Ângelo, e o Secretário de Turismo, Catulé Júnior, afirmam que a plataforma ReSolVi será uma vitrine para expor e divulgar os produtos e serviços de artesãos, agricultores e outros negócios, especialmente neste momento de recessão no setor comercial causada pela pandemia da Covid-19.

“A ReSolVi vai possibilitar que os empreendimentos chefiados por mulheres tenham uma campanha especial incentivando que o consumidor compre mais do público feminino. Uma vez que são maioria a frente dos pequenos empreendimentos informais, e estão mais expostas a situação de vulnerabilidade no ambiente doméstico”, destaca a Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás.

O gestor da pasta da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, avalia e reforça que a parceria com a Setres é de grande importância porque será uma oportunidade de desenvolver e orientar a produção para encontrar caminhos para chegar ao mercado. A articulação com a Seir vai possibilitar, ainda, que as plataformas da ‘ReSolVi’ e do Selo 'Quilombos do Maranhão', em breve, sejam linkadas uma na outra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.