Sanitização

Paço do Lumiar adota técnica chinesa para desinfecção contra Covid-19

Método adotado pela Prefeitura para higienizar vias e demais logradouros públicos do município é uma medida de prevenção ao novo coronavírus; semanalmente, são sanitizados 30 quilômetros de ruas e avenidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Agentes de sanitização higienizam calçada no Maiobão para reduzir risco de contágio pelo novo coronavírus
Agentes de sanitização higienizam calçada no Maiobão para reduzir risco de contágio pelo novo coronavírus (sanitização paço)


Por determinação da Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, o município está realizando o trabalho de desinfecção e sanitização de todos os espaços públicos. A medida preventiva está sendo reforçada pela prefeitura para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

Estão sendo desinfectadas cerca de 30 km de ruas e avenidas por semana. Além disso, a sanitização dos prédios públicos está sendo realizada diariamente e vai atingir mais de 19.000 m2. Todos os serviços serão realizados pelo prazo de 90 dias e obedecem rigorosamente os critérios técnicos.

Já foram higienizadas várias ruas e avenidas, além de Unidades Básicas de Saúde, feiras e outros prédios públicos. Entrada de agência bancárias e supermercados também já receberam os serviços.

Ao todo, 10 agentes de sanitização atuam na limpeza. Os servidores trabalham equipados com macacão, botas e luvas de borracha, óculos de proteção e respiradores. Pulverizadores e um caminhão pipa auxiliam os agentes.

“Cada pessoa também deve fazer a sua parte, lavando as mãos e usando álcool em gel. Todo esse cuidado é para proteger a população contra o coronavírus. Estamos fazendo tudo que é possível para que a cidade vença a luta contra a doença e continuamos a pedir a população para que fique em casa”, ressalta o Prefeita Paula.

A aposentada Luzia da Paixão, moradora do Maiobão, aprovou a iniciativa da prefeitura em realizar a sanitização dos espaços públicos. “Eu gostei demais, principalmente porque a gente fica mais protegida. Quanto mais limpo, melhor. A Prefeitura tá de parabéns por mais essa ação no combate ao coronavírus”, disse Luzia.
A feirante Patrícia Lopes disse que se sente agora muito mais segura, sabendo que seu ambiente de trabalho está passando por esta higienização.

“Essa ação é de grande importância tanto para nós, que estamos nos expondo pois não podemos parar de trabalhar, quanto para os consumidores", reitera a trabalhadora.

Mesmo produto utilizado na China

Um dos produtos utilizados na limpeza das vias tem como base o quartenário de amônia da 5ª geração, mesma tecnologia empregada pelos chineses no combate ao Covid-19. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada.

Atuante, a prefeita Paula Azevedo tem acompanhado de perto os trabalhos. “Estamos com esse trabalho de sanitização aqui em todos os espaços públicos do nosso município. É importante ressaltar que essa ação já foi desenvolvida em países e cidades que enfrentaram, com sucesso, a epidemia do coronavírus. Essa medida vai auxiliar para impedir a propagação do vírus aqui em Paço do Lumiar”, finalizou Paula.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.