Leitura

Acervo digital da Biblioteca Pública Benedito Leite reúne mais de três mil obras

No mês de aniversário de 189 anos, órgão incentiva ações de leitura e oferta ao público leitor muitas opções em meio digital; prédio está fechado por conta da pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Biblioteca Benedito Leite realiza atividades na internet
Biblioteca Benedito Leite realiza atividades na internet (biblioteca benedito leite)

SÃO LUÍS- Com uma trajetória secular ligada à cultura do livro, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que celebrou 189 anos no começo de maio, comemora o mês de aniversário com atividades voltadas para as mídias eletrônicas, onde disponibiliza um valioso acervo digital com mais de 3.500 obras raras disponíveis gratuitamente e com acesso livre. O acervo pode ser acessado no site (http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital/).

O órgão precisou fechar as portas do seu prédio centenário no início de março, diante do aumento de casos da Covid-19 no Maranhão e, com isso, reforçou seus serviços na internet oferecendo, além, do acervo virtual, ações remotas de incentivo à leitura durante o período de isolamento social.

“Não estamos distantes do nosso público. Estamos com várias ações virtuais. Pessoas no mundo inteiro estão podendo acessar nossas obras raras por meio dos nossos meios digitais. Só em março foram mais de 1.300 pessoas que utilizaram o nosso acervo ”, informa a diretora da BPBL, Aline Nascimento.

A campanha Autores Maranhenses e suas obras é uma das atividades online. Escritores de qualquer município do estado podem ter seus trabalhos divulgados. Já participaram autores de cidades como Caxias, São Vicente Férrer e Itapecuru. Também foi lançado o projeto Biblioteca Pública Benedito Leite Indica, que divulga diariamente obras premiadas para o público infanto-juvenil.

“Estamos com o prédio da biblioteca fechado, os servidores estão em isolamento, mas estamos o tempo todo, diariamente, levando informação e conhecimento para a comunidade”, ressalta Aline Nascimento.

Mas o universo online não é novidade na rotina de trabalho da BPBL. Apesar de ser a segunda mais antiga do Brasil, a biblioteca foi uma das pioneiras no Nordeste e no país no trabalho de digitalização e hoje conta com um vasto acervo com quase 9 mil obras raras digitais, como um manuscrito de Machado de Assis enviado ao teatrólogo maranhense Arthur Azevedo.

“A Biblioteca tem que se modernizar, atender a comunidade nos seus anseios informacionais. Percebemos que a informação não está apenas no livro físico e estamos entre as cinco bibliotecas públicas mais modernas do país. Temos a tecnologia a nosso favor e a gente procura falar a linguagem que a comunidade quer ouvir”, frisa a diretora Aline Nascimento.

Campanha

A campanha online de incentivo à leitura Que livro você está lendo? é um dos destaques da BPBL para a temporada de confinamento e também foi lançada na Região Tocantina. O desafio tem reunido artistas, jornalistas, professores e leitores de todas as idades. O conteúdo é disponibilizado nas redes sociais.

A Biblioteca Pública é a segunda mais antiga do Brasil e foi uma das pioneiras no trabalho de digitalização. Atualmente conta com um vasto acervo com quase 9 mil obras raras digitais, como um manuscrito de Machado de Assis enviado ao teatrólogo maranhense Arthur Azevedo. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, o órgão é também a casa de cultura mais visitada do Maranhão. Só no mês de fevereiro foram mais de 9 mil atendimentos e mais de 140 novos cadastros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.