Covid-19

Dia Mundial de Higiene das Mãos reforça a importância da prática em meio à pandemia

Iniciativa se tornou um dos principais assuntos da atualidade e promove uma mudança de comportamento fundamental na população mundial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
As mesmas mãos que curam podem servir de fonte de infecção, por isso lavá-las o máximo possível é imprescindível
As mesmas mãos que curam podem servir de fonte de infecção, por isso lavá-las o máximo possível é imprescindível (lavar as mãos)


Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data, 5 de maio, chama a atenção para a conscientização desse ato aparentemente básico de higiene, mas que se comprovou essencial na luta para combater a disseminação do novo coronavírus. Lavar as mãos adequadamente é uma das principais recomendações no combate à transmissão da Covid-19 e de acordo com a infectologista Joana D’Arc Gonçalves da Silva, essa prática é fundamental para o controle e prevenção dessa e de outras inúmeras doenças.

"As mãos representam nossa principal ferramenta de trabalho, por meio delas garantimos nosso sustento, por meio delas salvamos vidas! Mas, sabemos que as mesmas mãos que curam podem servir de fonte de infecção e contribuir para disseminação de doenças. Elas podem contaminar nosso corpo e superfícies, por isso é importante lavá-las sempre que estiverem visivelmente sujas e ao tocar em objetos e/ou ambientes compartilhados. Para uma higienização correta deve-se utilizar água limpa e sabão, esfregando a palma e o dorso das mãos, polegar, entre os dedos e punhos, por pelo menos 40 segundos", explica.

Ainda de acordo com a infectologista, o álcool 70% é um eficiente antisséptico para superfícies, objetos e pele. "O álcool 70% tem propriedades microbicidas capazes de eliminar os germes mais frequentes que causam infecções, podendo substituir a lavagem das mãos quando não tiver acesso à água e sabão", declara. "Por meio da higiene das mãos e o uso de máscaras podemos parar a pandemia", completa.

A iniciativa se tornou um dos principais assuntos da atualidade e promove uma mudança de comportamento fundamental na população mundial.

SAIBA MAIS

As mãos devem ser higienizadas em diversas situações do cotidiano, por exemplo: ao chegar em casa, antes e depois de manusear alimentos, seja cozinhando ou fazendo as refeições; antes e depois de ter contato com pessoas doentes; após utilizar o banheiro, mesmo em casa; sempre que manipular dinheiro e depois de assoar o nariz.

Como lavar as mãos com água e sabão corretamente:

  • Retire anéis ou outros acessórios e molhe as mãos com água corrente;
  • Aplique uma quantidade de sabão suficiente para cobrir a superfície das mãos;
  • Friccione as palmas das mãos entre si e a seguir, friccione uma mão na outra, utilizando a palma da mão direita para lavar o dorso da mão esquerda e vice-versa;
  • Entrelace as mãos, esfregando os espaços entre os dedos. Friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, com movimento de vai vem;
  • Esfregue bem o polegar com a palma da mão oposta, fazendo movimentos circulares. Friccione as pontas dos dedos e as unhas na palma da mão oposta, fazendo movimentos circulares;
  • Enxague as mãos com água corrente;
  • Por fim, seque-as com papel descartável ou uma toalha limpa, se estiver em casa. Nos espaços públicos, utilize o papel toalha para fechar a torneira, se houver necessidade de contato manual. Todo o processo deve durar em torno de 40 a 60 segundos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.