Cultura

Grupo Xama teatro é selecionado em edital

Grupo foi selecionado no edital Arte como respiro do Itaú Cultural; iniciativa selecionou 200 projetos de Artes Cênicas de todo o país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
"A Carroça é nossa" foi selecionado em edital
"A Carroça é nossa" foi selecionado em edital (a carroça)

SÃO LUÍS- O grupo maranhense Xama Teatro, com o espetáculo “A carroça é nossa” foi o único selecionado do Maranhão no primeiro edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, lançado no início do mês pelo Itaú Cultural, com a proposta de acolher os artistas sujeitos a atuar isoladamente e sem remuneração durante o período de suspensão social em decorrência da pandemia do Covid-19. Voltado aos projetos de artes cênicas (circo, dança e teatro), recebeu mais de 7,2 mil inscrições de todo o país, entre as quais foram selecionados 200 trabalhos de 25 diferentes estados, que serão apresentados ao longo dos próximos meses. A lista de selecionados pode ser acessada no site (www.itaucultural.org.br).

O espetáculo selecionado pelo foi “A Carroça é Nossa” que teve origem como criação coletiva, em 2005. O texto atual, escrito em 2012, após oito anos de experimentação com roteiros improvisados, foi organizado a partir das etapas de apresentação das toadas do bumba meu boi, no Maranhão.

Nessa obra teatral, quatro personagens, Pedoca (Lauande Aires), Cecé (Renata Figueiredo), Toinha (Gisele Vasconcelos) e Joaninha (Cris Campos), partem em uma jornada em busca do animal para puxar uma carroça “mágica” até os seus sonhos. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma, no rastro das suas andanças, chegam à resposta: “Pertencemos um ao outro, tal como nos pertencemos”.

Projeto
O grupo Xama Teatro trilha um caminho de experiências compartilhadas por atores-contadores e atrizes-contadoras que partem da tradição e da memória para a criação de seus espetáculos. O chão dessa criação é o Maranhão com suas histórias, lendas e ritmos. O grupo já rodou com seus espetáculos de Norte a Sul do Brasil. ”A Carroça é Nossa”, é o carro chefe do grupo, e em 2020 completa 15 anos de apresentações ininterruptas e, nesse período, já circulou por todos os estados brasileiros e Distrito Federal com participação em importantes projetos como Sesc Palco Giratório, Amazônia das Artes, Prêmio Funarte Artes na Rua 2013 e 2015 e Circulação Petrobrás Cultural.

“O espetáculo passou por reformulações até chegar a este modelo atual. Para nós foi uma vitória a aprovação neste edital. Além da questão financeira, tem algo simbólico que é não parar a carroça. A proposta é pegar uma filmagem feita em uma comunidade do interior do Maranhão de uma apresentação linda e acolhedora em seu habitat natural. A tônica é fazer algo junto quando todas as forças nos obrigam a estar separados. Vamos gravar um vídeo sobre nossas experiências a parte de alguns fundamentos”, destaca a atriz Renata Figueiredo.

Inscrições
A grande quantidade de inscrições levou o Itaú Cultural a ampliar a proposta inicial de seleção de 120 espetáculos para 200, que receberão um valor de até R$ 10 mil como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho apresentado. Entre os trabalhos contemplados, 42 são do eixo “espetáculos produzidos antes do cenário de isolamento” e outros 158 do eixo “trabalhos produzidos na quarentena”, categoria que abarca a maior diversidade com propostas de cenas, performances, intervenções e espetáculos online.

Todas as regiões estão contempladas no resultado deste edital de artes cênicas. No Sul, o Paraná teve oito contemplados, Santa Catarina seis e Rio Grande do Sul sete. No Nordeste, Pernambuco saiu com 10 contemplados, Ceará com nove, Bahia com oito, Rio Grande do Norte com cinco, Paraíba teve dois trabalhos selecionados assim como o Piauí, Sergipe, Alagoas e Maranhão, tiveram um cada.

Entre os estados do Centro-Oeste, Goiás teve cinco, o Distrito Federal três e Mato Grosso do Sul um. A região Norte é representada no edital por dois projetos do Amazonas, dois do Pará, além do Acre, Rondônia e Tocantins com um, cada estado. No Sudeste, São Paulo contou com 80 trabalhos contemplados, Rio de Janeiro, 33, Minas Gerais, 10 e Espírito Santo, um. Na presença por estado, os espetáculos vêm tanto das capitais quanto de cidades do interior.

A diversidade de linguagem das artes cênicas marca o resultado do primeiro edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência. Entre os selecionados estão trabalhos de teatro, dança, circo e ópera nas duas categorias, além de dança e teatro para crianças, teatro para bebês, animação, sombras, contação de histórias, performances, teatro de rua, no segmento de espetáculo produzido antes da quarentena, e mamulengos e circo tradicional entre as novas produções.A representatividade também se encontra nesta seleção que traz artistas indígenas e com deficiência, além de trabalhos que abordam questões raciais e temática trans, no roteiro e no elenco.

Os trabalhos selecionados neste edital serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de Artes Cênicas do Itaú Cultural dentro do prazo de até dois meses, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou por meio dos canais e mídias dos próprios artistas, hipótese em que deverá ser feita menção ao apoio do Itaú Cultural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.