saúde ocular

Abril Marrom e Ano da Visão 2020: possibilidades de tratamento

No Brasil, existem cerca de 1.2 milhões de pessoas cegas, sendo que 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Campanha Abril Marrom tem o objetivo de conscientizar população sobre o diagnóstico precoce das doenças oculares
Campanha Abril Marrom tem o objetivo de conscientizar população sobre o diagnóstico precoce das doenças oculares (catarata olhos)

São Paulo - Os cuidados com a saúde ocular e a prevenção de doenças que causam a cegueira são lembrados nesse mês e durante o ano com as iniciativas ‘Abril Marrom’ e o ‘Ano da Visão 2020’. No Brasil, há cerca de 1.2 milhões de brasileiros cegos, segundo dados da publicação ‘As Condições de Saúde Ocular no Brasil - 2019’, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados, pois resultam de causas previsíveis ou tratáveis.

A campanha ‘Abril Marrom’ tem o objetivo de conscientizar população sobre o diagnóstico precoce das doenças oculares para prevenção e reabilitação da cegueira. A cor marrom foi escolhida por ser predominante na íris da maioria dos brasileiros, que é a parte mais visível dos olhos e responsável por controlar a quantidade de luz que entra nos olhos.

Já o ‘Visão 2020: o direito à Visão’ é uma iniciativa global para a eliminação da cegueira evitável até o ano de 2020, um programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB). Trata-se de um programa para direcionar a atenção mundial a países onde a saúde ocular é uma questão importante, ou seja, nos países em desenvolvimento, onde vivem mais de 90% das pessoas com deficiência visual no mundo.

A cegueira provoca efeitos na vida social e econômica do indivíduo, como custos com serviços médicos e produtos, cuidadores, equipamentos, modificações nas casas, bem como reabilitação e a educação dos cegos em uma nova realidade. Por outro lado, é importante a conscientização da população de que a cegueira não é incapacitante: "É essencial desmitificar a cegueira estereotipada de que a pessoa se tornará incapaz no mercado de trabalho e na sociedade. Eu mesma possuo a DHR (Amaurose Congênita de Leber) e atuo hoje como psicóloga em instituições. Por isso, a necessidade de conscientização, de que a pessoa precisará de reabilitação e de adaptação a uma nova realidade e a um recomeço da vida, mas não é, de forma alguma, incapaz", afirma Cecília Vasconcellos, psicóloga que atua no Instituto de Genética Ocular e do Grupo Retina São Paulo.

A cegueira infantil continua tendo alta prioridade por causa do número de anos que a pessoa viverá com a cegueira e seus efeitos. Muitas vezes, o diagnóstico precoce e os cuidados com a visão das crianças pode mudar o curso de suas vidas, já que cerca de 500.000 crianças ficam cegas por ano (quase uma por minuto). Estima-se que haja cerca de 1,4 milhões de casos de cegueira em crianças com menos de 15 anos de idade, sendo que cerca de 40% das causas de cegueira infantil são evitáveis ou tratáveis.

"Quando o assunto é saúde ocular, prevenção é fundamental em todas as idades. A visão se desenvolve até os 7 anos de vida, portanto, medidas de prevenção como o pré-natal e o ‘teste do olhinho’ nas maternidades, bem como avaliações oftalmológicas desde o primeiro ano de vida são fundamentais para evitar muitas doenças oculares que causam deficiência visual. Os cuidados devem ser feitos o mais rapidamente possível, garantindo a qualidade de vida em todas as faixas etárias", reforça a Profa Ms Eliana Cunha, ortoptista especialista em baixa visão e coordenadora de Educação Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O diagnóstico das doenças hereditárias que causam a cegueira é essencial no público infantil. Quanto mais cedo for possível detectar tais doenças que, muitas vezes, são raras e de causas genéticas, melhor será o encaminhamento para o tratamento e, assim, impedir o agravamento e a evolução da doença para cegueira. Na opinião da Maria Júlia Araújo, presidente da associação Retina Brasil: "É fundamental conscientizar os pais para que fiquem atentos e desconfiem se o uso de óculos nas crianças não resolve o problema de visão. Isso pode ser um sinal para procurar ajuda especializada de profissionais a fim de investigar melhor até mesmo com teste genético. Para isso, também existem associações que dão apoio e informação às pessoas com Doenças Hereditárias da Retina, e orientam sobre os tratamentos existentes".

No caso das Doenças Hereditárias da Retina (DHR), que frequentemente afetam crianças e jovens adultos de maneira desproporcional4, pode levar à cegueira. "O ‘Abril Marrom’ chama atenção para a prevenção da cegueira. Muitas estratégias de saúde são necessárias como acesso ao exame ocular, prescrição de óculos, vacinação contra rubéola, medidas sanitárias necessárias para a prevenção da toxoplasmose ocular, dentre outras doenças infecciosas, bem como o tratamento para doenças prevalentes como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e descolamento de retina. Na minha área de estudo, doenças raras de causa genética, as pesquisas mostraram que a terapia gênica é uma ferramenta de tratamento possível para algumas doenças genéticas da visão. Foram publicados resultados positivos na prevenção da perda visual causada por algumas doenças raras", conclui a Profa Dra Juliana Sallum, Oftalmologista e Geneticista do Instituto de Genética Ocular e Professora Afiliada do Departamento de Oftalmologia da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo.

Sobre a Novartis

Como líder global em medicamentos, a Novartis utiliza inovações científicas e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Com foco na descoberta de novos medicamentos, estamos entre as principais empresas do mundo que investem consistentemente em pesquisa e desenvolvimento.

Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em: http://www.novartis.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.