Pandemia

Coronavírus já matou 6 profissionais de saúde no Maranhão

O número de óbitos de profissionais de saúde dobrou em cinco dias. No total, 100 pessoas já faleceram no estado em decorrência da Covid-19

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Os profissionais de saúde ficam na "linha de frente" contra a Covid-19
Os profissionais de saúde ficam na "linha de frente" contra a Covid-19 (Profissionais de saúde infectados)

A pandemia do novo coronavírus continua fazendo vítimas entre as pessoas que trabalham na área da saúde. Somente no Maranhão, já foram confirmados 252 casos, após resultado de exames laboratoriais. Além disso, ocorreram seis mortes, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Por outro lado, 127 foram recuperados da doença. Esses profissionais ficam na “linha de frente” contra a Covid-19, pois atendem os pacientes infectados.


O número de mortos de profissionais da saúde dobrou em cinco dias, pois, na última terça-feira, 21, havia 3 óbitos, segundo a SES. No total do estado, 100 pessoas já faleceram no Maranhão em decorrência da Covid-19.


Profissionais mortos


Um desses que morreu era técnico em radiologia, que trabalhava no Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2), localizado em São Luís. Sérgio Henrique Saraiva Costa, de 40 anos, faleceu no último dia 14 de abril. Na data do óbito, o Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, situado em São Paulo, emitiu uma Nota de Pesar, lamentando a perda de mais um “lutador da área da saúde na linha de frente no combate à pandemia”.


Segundo a SES, Sérgio Henrique não tinha comorbidades, tendo sido diagnosticado com a Covid-19 quatro dias antes de sua morte. Ele trabalhou durante 11 anos como técnico em radiologia no Socorrão 2. Também pelo novo coronavírus, faleceu a auxiliar de enfermagem Maria Madalena Barboza Sousa, 61, no dia 12 de abril. Segundo informações do Conselho Regional de Enfermagem no Maranhão (Coren/MA), ela deu entrada no Hospital Carlos Macieira, após o agravamento do seu quadro de saúde. Ela precisou ser entubada e acabou não resistindo à doença. A paciente tinha um quadro de comorbidades.


Maria Madalena trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), em São Luís. Ela estava afastada desde o dia 20 de março do trabalho após apresentar sintomas da Covid-19. A auxiliar chegou ser levada para a UPA do Vinhais e para o Hospital de Cuidados Intensivos (UCI), que estão recebendo pacientes com novo coronavírus, mas não resistiu.




Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.