Iluminação pública

Moradores do Renascença II reclamam de escuridão na Lagoa da Jansen

O problema começou em março e ainda não foi resolvido; a falta de iluminação pública favorece a ação de marginais na área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Falta de iluminação tem assustado moradores da área
Falta de iluminação tem assustado moradores da área (falta de luz lagoa)

São Luís - Moradores do Renascença II estão preocupados com a escuridão que tomou conta da área da Lagoa da Jansen, cenário que tem favorecido a ação de marginais naquela região da cidade. O problema começou dia 29 de março e a iluminação pública ficou desativada por três dias. Os moradores contam que contataram a Citelum, empresa contratada pela Prefeitura de São Luís. As equipes comparecem, mas resolveram o problema apenas temporariamente.

O problema da iluminação pública tem complicado ainda mais a situação de microempresários que continuam trabalhando em seus empreendimentos, seja pela modalidade “delivery” ou atendendo aos clientes presencialmente. As duas principais praças ficam totalmente vazias à noite. A situação melhorou um pouco, mas os moradores voltaram a ser surpreendidos dia 4 de abril. O problema voltou a acontecer no fim de semana e a escuridão persiste.

“Realmente, estamos muito apreensivos com isso, pois as ruas e avenidas já estão desertas, por conta do isolamento residencial da população, e agora piorou. O bairro está parecendo um filme de terror. Já entramos em contato com a Citelum por várias vezes, eles vieram aqui, chamaram também a Equatorial, mas não adiantou, pois no fim de semana, apagou de novo. Gostaríamos que a Prefeitura tomasse uma providência definitiva com urgência, antes que algo grave aconteça”, disse o morador Alexandro Beccaro.

O advogado Humberto Oliveira, também morador da área, contou que está preocupado. “Uma coisa é você evitar sair de casa. Outra é realmente não poder, por conta do perigo lá fora, pois os marginais estão à solta. Além disso, há pessoas que precisam sair de casa, seja para ir ao supermercado ou à farmácia”, disse.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou em nota que enviará uma equipe para verificar a situação, a fim de tomar as providências necessárias para solucionar o problema. A Semosp reforçou que qualquer problema de iluminação identificado pela população pode ser comunicado na Central de Atendimento pelo número 0800 284 8082. A ligação é gratuita.

A Equatorial Maranhão informou em nota que está à disposição da Prefeitura de São Luís para apoiar as equipes da Citelum na solução desse problema. E esclareceu que a gestão do sistema de iluminação pública, inclusive a manutenção, é responsabilidade das prefeituras dos municípios. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.