Pandemia

52% dos pacientes do coronavírus estão em hospitais privados no MA

De acordo com dados da SES, que foram divulgados na noite de segunda-feira, 145 infectados por coronavírus no Maranhão estão internados em hospitais particulares, sendo 58 em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Nesse hospital, instalado no Bequimão, há 69 pacientes internados sob suspeita do novo coronavírus e 21 casos confirmados
Nesse hospital, instalado no Bequimão, há 69 pacientes internados sob suspeita do novo coronavírus e 21 casos confirmados (coronavirus)

Cento e quarenta e cinco pacientes da Covid-19, estão internados nos hospitais no Maranhão, enquanto, 233 estão em isolamento domiciliar, de acordo com os dados divulgados na noite de segunda-feira, 13, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ainda foi constatado que um total de 52% dos enfermos internados estão em hospitais da rede particular e, entre essa quantidade, 20 estão em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Os dados da SES também revelam que até o período da manhã de ontem haviam sido confirmados 478 casos de Covid-19, no Maranhão, dos quais 145 estavam internados. Somente em unidade de saúde particular havia 75 pacientes e, sendo, 55 em enfermarias e 20 nos leitos de UTI.

A SES ainda informou que há 252 leitos de UTI e de enfermaria, que são exclusivos para os pacientes do Codiv-19, em todo o estado. Somente nos hospitais da capital, existem 80 leitos de UTI e mais 80 de enfermaria. Um total de 160 leitos e apenas 64 até o período da manhã de ontem estavam ocupados.

Nos hospitais do interior do estado, há 92 leitos destinados para o paciente dessa enfermidade. Somente leitos de UTI, um total de 52. Desta quantidade, dois estão ocupados e tendo uma taxa de ocupação de 3,84%. Enquanto, os leitos de enfermaria há 40 e sendo que apenas 40% estão com pacientes.

Ala específica
Um hospital da capital da rede privada, no Bequimão, destinou uma ala somente para o atendimento e internação das pessoas apresentando os sintomas do Covid-19, como também existem equipes de profissionais da área de saúde exclusivos para fazerem o tratamento dessa doença.

Nessa unidade de saúde, até o período da manhã de ontem, haviam 69 pacientes internados sendo suspeitos dessa enfermidade e 21 confirmados. Um total de 60 casos já tinham sido descartados e o registro de dois óbitos.

Em um outro hospital privado, localizado no Bairro de Fátima, a assessoria de comunicação informou que já houve o registro de 81 casos suspeitos do Covid-19, sendo 20 confirmados, 28 em investigação, como também há um paciente internado no leito de UTI e até o momento apenas um paciente veio a falecer dessa doença.

Leitos são ampliados na capital e em Imperatriz

O governador Flávio Dino, ainda no último dia 13, anunciou a ampliação dos leitos exclusivos para a assistência a pacientes do coronavírus. Uma das ampliações vai ocorrer no Hospital do Servidor, na área da Cidade Operária. Nesta casa de saúde, as obras já começaram a ser executadas e serão criadas 52 leitos. Um andar inteiro da unidade de saúde será destinado ao atendimento dos casos moderados dessa mazela.

Também o Hospital Nina Rodrigues, no Monte Castelo, vai sofrer reformas. Será criado um anexo, com 50 novos leitos, que também atenderão casos moderados da Covid-19 e a previsão da obra ser entregue em menos de 30 dias. Já uma parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís vai viabilizar a criação de novo leitos na Unidade Mista do Bacanga.

Na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, há sete leitos de isolamento no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) para os pacientes infectados pelo Covid-19. Também nessa cidade vai ser disponibilizado, ainda neste mês, o Centro de Referência Municipal, que contará com 50 leitos exclusivos para tratamento de casos suspeitos e confirmados, sendo 40 de enfermaria e 10 de UTI

Saiba Mais

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade. Ela causa uma infecção pulmonar. Nos casos mais leves, porém, parece um resfriado comum ou uma gripe leve.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Como o coronavírus é transmitido?

Transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio

Gotículas de saliva

Espirro

Tosse

Catarro

Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc

Quais são os sintomas do coronavírus?

Febre

Tosse

Dificuldade para respirar

Entre outros sintomas gripais

Se aparecerem os sintomas ligue para 136 ou procure um posto de saúde.

Como se proteger

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.

Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

Números

52% dos pacientes do Covid-19 estão internados em hospitais particulares

145 infectados do coronavírus estão internados nas unidades de saúde no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.