Ação

Militares do Exército realizam higienização em hospitais de SL

Campanha contra Covid-19 acontece em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de São Luís; na segunda-feira, ação aconteceu no Hospital da Criança e hoje, será realizada no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
No Hospital da Criança foi feita a descontaminação de portas, janelas e de toda a área externa da unidade
No Hospital da Criança foi feita a descontaminação de portas, janelas e de toda a área externa da unidade (higienização)

Mais uma ação de combate à contaminação do novo coronavírus marcou o início da semana. Militares do Exército (24º Batalhão de Infantaria de Selva – BIS – Barão de Caxias), em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), realizaram nesta segunda-feira (6) uma campanha de higienização da área externa de hospitais.

A campanha foi iniciada no sábado (4) no intuito de desinfectar áreas comuns do hospital, e evitar a contaminação viral de forma involuntária. O primeiro lugar a ser realizado a higienização foi o Hospital Djalma Marques (Socorrão I), no Centro.
Na segunda-feira, foi o Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), no bairro Alemanha, que recebeu a limpeza de sua área externa, além das instalações da Vigilância Sanitária, bem como no Hospital da Mulher, no bairro Anjo da Guarda. Um carro-pipa foi até o local para realizar a descontaminação de portas, janelas e toda a área externa do lugar, e eliminar microrganismos que possam causar doenças na população, como o coronavírus.

A descontaminação da área ocorreu de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A limpeza foi feita, inicialmente, com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária), por meio de vaporizadores. Após isso, é feita a lavagem com água e sabão da área externa.

A campanha de higienização continua acontecendo. O Batalhão Barão de Caxias continuará realizando as ações de higienização de instalações, com a finalidade de contribuir para um ambiente ainda mais protegido aos cidadãos maranhenses.

O Secretário de Saúde do Município, Lula Fylho, comentou a respeito da ação. “Uma ação que obedece a critérios técnicos, que se somará às medidas de limpeza já adotadas no cotidiano dos nossos servidores e que nos auxiliará a ficar ainda mais protegido do vírus causador desta doença”, frisou.

A ação se deu sob supervisão técnica de profissionais da unidade e obedecendo à concentração prevista por órgãos nacionais sanitários. Nesta terça-feira (7), a partir das 9h, a ação de desinfecção acontecerá no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, encerrando o cronograma.

Profissionais da saúde também estão sendo orientados a manter os procedimentos de higiene padrão. A Semus deve informar nos próximos dias a aquisição de equipamentos de proteção pessoal para ser distribuído para os profissionais.

SAIBA MAIS

Contaminação

A transmissão do novo coronavírus acontece através do contato com fluidos de uma pessoa contaminada, seja diretamente com o fluído, seja por objetos. O vírus pode durar até 9 dias dependendo da superfície do objeto em que ele se encontra, o que aumenta a possibilidade de transmissão, porém com a higienização das mãos e de objetos antes e após o seu uso são suficientes para descontaminar o local.

Dicas de Limpeza

O vírus também pode estar presente em locais com menos aglomeração de pessoas, como no trabalho, ou até mesmo em casa, chegando através de compras, sapato, etc., e para garantir uma limpeza eficaz, os materiais indicados são:
• Água sanitária
• Desinfetantes em geral
• Limpadores multiuso com cloro
• Limpadores multiuso com álcool
• Álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%)
• Detergente
• Sabão
• Álcool em gel 70% para a limpeza de celulares e objetos pessoais.
Esses materiais garantem a descontaminação, pois destroem a capsula de gordura que envolve e protegem o vírus. Para o uso nas mãos, o álcool em gel 70% é o indicado e mais eficaz, além do uso de sabão.

Combate a pandemia: Militares do exército realizam higienização em Hospitais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.