Plataforma digital

Aumentou 56% os registros de BO pelo site da Delegacia Online

Em fevereiro deste ano, média foi de 170 solicitações pela plataforma digital da Polícia Civil; nas últimas semanas, aumentou para 264

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Já houve registro de 600 solicitações de BO em menos de 24 horas
Já houve registro de 600 solicitações de BO em menos de 24 horas (delegacia online)

Houve aumento de 56% dos registros por dia feitos pelo site da Delegacia Online, durante a pandemia de Covid-19, coronavírus. De acordo com a Polícia Civil, no mês fevereiro deste ano, a média era de 170 solicitações diariamente, enquanto, após a ampliação desse serviço pela internet por causa da crise sanitária, chegou a 264 registros diários de Boletim de Ocorrência (BO), podendo chegar a 7.920 no decorrer de 30 dias. Inclusive, já houve o registro de 600 solicitações em um intervalo de menos de 24 horas.

O chefe da Inteligência da Polícia Civil, Gabriel Carvalho, informou que a Delegacia Online tem abrangência em todo o estado e o serviço está disponibilizado pelo site delegaciaonline.ssp.ma.gov.br. Até o momento, os casos mais registrados são de crimes como extravio de documentos, furto simples, preservação de direitos, dano e estelionato.

Ele ainda informou que nas últimas semanas a procura por esse tipo de serviço foi maior pela população. No primeiro mês deste ano, a média de solicitações era 174 por dia, em fevereiro, 170 e, no momento, 264 registros de boletim de ocorrência e sendo a maior das solicitações da Região Metropolitana de São Luís.

Ainda segundo Gabriel Carvalho, a Delegacia Online, somente envia e-mail para o usuário que registrou a ocorrência no site. Após ser feito a ocorrência, o solicitante recebe um número de protocolo para que possa acompanhar os transmites da sua solicitação no próprio site. “A polícia não envia e-mail para quem não a procurou. O cidadão não deve clicar em qualquer link desconhecido ou fornecer seus dados pessoais por meio de links, por e-mail ou mensagem em celular. Isso pode ser um golpe”, alertou Gabriel Carvalho.

Prevenção
Tendo como objetivo de evitar aglomerações e sendo uma das estratégias de combate a pandemia do Covid-19, a Delegacia Geral da Polícia Civil começou desde o dia 18 do mês passado a registrar as ocorrências de natureza criminal, como furto simples, injúria, calúnia, dano, preservação de direito, apropriação indébita, extravio, difamação, estelionato e maus tratos aos animais, pela Delegacia Online.

A polícia orientou que a população utilizasse essa plataforma digital para registrar as ocorrências de crimes mais leves e somente comparecer aos distritos policiais quando o atendimento estiver ligado a casos como homicídio, latrocínio, feminicídio e crimes praticados contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Ainda como uma das formas de prevenção ao contágio da doença, as pessoas, ao entrarem nas distritais policiais, estão sendo orientadas a lavarem as mãos no lavatório e o atendimento, inclusive, os depoimentos, será feito a uma distância, de pelo menos, dois metros entre as pessoas.

SAIBA MAIS

Delegacia Online

A Delegacia Online ou Delegacia Virtual do Maranhão começou a ser oferecida para a população desde março de 2018 e em apenas uma semana contabilizou mais de 14 mil acessos de usuários. Esse serviço é da Polícia Civil e tem o objetivo de agilizar o atendimento ao cidadão e facilitar o acesso ao boletim de ocorrência e denúncias, sem a necessidade de deslocamento imediato do comunicante ao distrito policial. Além dos serviços de registros de boletins de ocorrências como perda ou extravio de documentos, Carteira de Identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e objetos, a Delegacia Virtual disponibiliza de uma galeria de fotos de procurados da justiça do estado, sendo uma parceria entre o Disque Denúncia e a Secretaria de Segurança Pública, como ainda uma galeria com fotos de pessoas desaparecidas. Para registrar um boletim de ocorrência pela Delegacia Online, o comunicante dever acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão www.ssp.ma.gov.br ou da Polícia Civil www.policiacivil.ma.gov.br ou da própria Delegacia Online, selecionar a opção Delegacia Online, em seguida a opção tipo de ocorrência fazer o registro, em seguida, preencher o formulário com todos os dados da ocorrência, contatos e dados das pessoas envolvidas. O registro será realizado em poucos minutos. Após análise da ocorrência por uma autoridade policial, o documento será disponibilizado para impressão. A polícia alerta que a falsa comunicação de crime está sujeita à penalidade conforme determinação do artigo 340 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Fique sabendo

Tipos de ocorrências que podem ser registradas na delegacia online

Furto simples
Injúria
Calúnia
Dano
Preservação de direito
Apropriação indébita
Extravio
Difamação
Estelionato
Maus tratos aos animais

Números

Registros das ocorrências da Delegacia Online
174 solicitações por dia em janeiro deste ano
170 solicitações por dia em fevereiro deste ano
264 solicitações por dia durante o período de pandemia do Covid-19

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.