Novela

Caio Castro analisa trajetória na TV

Ator fala de parceria com Lilia Cabral em Fina Estampa e lembra processo de composição sobre Antenor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Caio Castro diz ter amadurecido ao longo dos anos
Caio Castro diz ter amadurecido ao longo dos anos (caio castro)

Rio - Quem curte o trabalho de Caio Castro tem bons motivos para ficar ligadinho em frente à TV durante a quarentena. Atualmente, o ator aparece na Globo em dose dupla: nas edições especiais de Fina Estampa e Novo Mundo.

Surpreso com a novidade, o artista também ficou feliz com a oportunidade de relembrar personagens importantes de sua carreira: Antenor, o ingrato filho de Griselda (Lilia Cabral) na novela das 21h e Dom Pedro I, um dos protagonistas da novela das 18h. A diferença entre os dois trabalhos é de mais de seis anos.

"É visível. Eu me dedico muito ao que me proponho a fazer, isso em tudo na vida, e essa dedicação leva à evolução, e é isso que percebo nesses dois projetos, a evolução do meu trabalho. Aliás, isso é muito bacana do nosso trabalho, a cada novo projeto a gente aprende mais, evolui mais e mais. Cada novo personagem é montado e pensado do zero e nos desafia a fazer melhor. Depois de viver tantos personagens, eu aprendi a ver poesia na minha profissão e também a me propor a fazer escolhas”.

Na história de Aguinaldo Silva, o personagem de Caio morre de vergonha da mãe, mesmo ciente do quanto ela batalha para dar uma vida feliz e confortável aos filhos, incluindo pagar as caríssimas mensalidades de sua faculdade de Medicina. O ator revelou que, na época, estava ansioso para fazer um personagem diferente dos mocinhos que tinha interpretado até então.

'"Quando recebi o perfil do personagem fiquei muito feliz e grato pela oportunidade de interpretar um papel no horário nobre e com destaque na trama, cheio de nuances e ainda podendo trabalhar ao lado de grandes artistas, como Lilia Cabral. Para viver o Antenor, tentei achar todos os sentimentos que eu jamais sentiria pela minha mãe, e trabalhei muito meu psicológico pra conseguir fazer as falas com a verdade do personagem, tive que me desconstruir por inteiro".

Cena

A cena em que o rapaz é desmascarado por Griselda durante o jantar de noivado, em que apresenta uma atriz que contratou para se passar por sua mãe para a família de Tereza Cristina (Christiane Toloni), fez com que o nome do ator, da novela e de alguns personagens da trama exibida, originalmente em 2011, ficasse entre os assuntos mais comentando nas redes sociais semana passada.

Caio contou que essa é sua sequência favorita da novela, deu detalhes dos bastidores da gravação e fez questão de elogiar a generosidade de Lilia no set. "A cena que me marcou com a Lilia foi a que Antenor é desmascarado, apanha na frente de todos e não da um 'piu', chora, chora... E o chorar diz mais do que qualquer coisa. Ali, a Lilia conseguiu extrair de mim tudo que eu precisava pra fazer a cena sem dizer um 'piu'. Ela é um monstro".

Com 13 anos de carreira e sete novelas no currículo, o ator afirma que vai poder curtir o resultado de seu trabalho no gênero pela primeira vez: "Vou conseguir ver a novela como telespectador e não como ator, me cobrando, me julgando, sempre achando que poderia estar melhor em cena [risos]. Então, vai ser a primeira vez que vou apenas assistir".

Atriz

Desde a estreia da edição especial de Fina Estampa, a busca pelo nome de Adriana Birolli na internet teve um salto de mais de 7.000%. Uma das mocinhas da trama, a atriz interpreta a doce Patrícia, que começa história ficando noiva - e sendo enganada - pelo personagem de Caio Castro. A paranaense, de 33 anos, afirmou que a filha de Tereza Cristina (Christiane Torloni) foi um presente em sua carreira.

"Eu estreei em Viver a Vida interpretando a Isabel, uma personagem super ácida e considerada vilã. Fina Estampa foi minha segunda novela, além do prazer que sempre é trabalhar com Aguinaldo, ele me presenteou com uma personagem forte, complexa, e diferente de Isabel ela é mocinha. Pude me experimentar e vivenciar junto ao público essa nova faceta e fiquei muito feliz porque o resultado foi maravilhoso".

A amizade com Caio, seu par romântico na trama, continua firme e forte. Não só com ele, mas também com Rodrigo Hilbert, que entra na história no meio da trama para disputar o coração de Patrícia com Antenor.

"Quando nos encontramos é sempre muito bom, relembramos os velhos tempos e os momentos de diversão que vivemos juntos. Mas ainda há muito tempo pra nos encontrarmos em outros trabalhos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.